Tipo do curso

Modalidade do curso

Área do curso

Duração e Periodicidade

12 meses

Público-alvo

Público alvo 

Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.

Justificativa

Justificativa 

Direcionar reflexões e estudos sobre o tema, apresentando propostas em que os concluintes do curso tenham subsídios para trabalhar com as crianças no desenvolvimento do conhecimento, da autonomia e da cooperação (Socio-cognoscitivo: Vygotsky e Wallon);

Então, o foco do curso está no processo de ensino-aprendizagem partindo da ludicidade, sabendo que é através das atividades lúdica que a criança aprende. O berço da intelectualidade da criança é prática educativa. (Piaget, 1998);

Para tanto, o curso oferece elementos para que haja a compreensão crítica nos aspectos que envolvem o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária, bem com o as metodologias específicas de ensino; além de levar o profissional a refletir sua própria prática pedagógica apresentando recursos teórico-metodológicos, ampliando o “olhar” sobre a Educação Infantil.

O curso, então, tem como princípio, analisar o processo cognoscitivo no ensino aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, definindo a cognição como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo, envolvendo as habilidades relacionadas ao pensamento, raciocínio, linguagem, memória e abstração etc.
 

Organização dos módulos

Ementa: 

FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA

Ementa: Visão geral das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, Neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes. Aulas expositivas para apresentação de equipamentos e abordagens metodológicas.

 

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E NEUROCIÊNCIA

Ementa: Aspectos históricos e principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento. Análise do desenvolvimento humano com ênfase nas implicações psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional e sociocultural. A psicologia do desenvolvimento centrado na infância, adolescência e vida adulta buscando a  compreensão da relação entre desenvolvimento humano e processo educativo. Tendo em vista os aspectos bio-psicosociais. A relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multi-dimensionalidade.

 

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA MENTE

Ementa: História da Filosofia da Mente: dualismo cartesiano; ocasionalismo; monadologia e inconsciente; associacionismo. Posições contemporâneas: Interacionismo dualista; behaviorismo ontológico; teoria da identidade; funcionalismo computacionalista e causal; novo dualismo de propriedades. Problemas especiais da Filosofia da Mente: a causação mental, conteúdo mental, reducionismo, intencionalidade, consciência e as teses da inteligência artificial.

 

FUNÇÕES EXECUTIVAS SUPERIORES

Ementa: Conhecimento dos conceitos e modelos de compreensão da percepção, atenção, memória, consciência. Instrumentos de avaliação para realizar investigação neuropsicológica, indicação e aplicação. Fundamentação das evidências clínicas em neuropsicologia do desenvolvimento e abordagens que propiciam a compreensão e identificação das alterações clínicas de crianças e adolescentes.

 

NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA

Ementa: Conhecimento dos conceitos e modelos de compreensão da percepção, atenção, memória, consciência. Instrumentos de avaliação para realizar investigação neuropsicológica, indicação e aplicação. Fundamentação das evidências clínicas em neuropsicologia do desenvolvimento e abordagens que propiciam a compreensão e identificação das alterações clínicas de crianças e adolescentes.  Potenciais bioelétricos. Potenciais de membrana e ação. Nervo, sinapse e tratos nervosos. Músculo esquelético. Funções motoras. Equilíbrio e postura. Coordenação motora: cerebelo. Sensibilidade: receptores e vias sensitivas. Mecanismo do sono, vigília e atenção. Sistema nervoso vegetativo. Bases neurofisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo.

 

NEUROQUIMICA

Ementa: Estudo dos conceitos e elementos envolvidos na estrutura e funcionamento bioquímico do sistema nervoso. Metabolismo neuronal e glial, incluindo síntese e reciclagem de neurotransmissores. Transmissão sináptica. Vesículas sinápticas. Exocitose. Receptores cerebrais: classificação, distribuição e respostas intracelulares, com ênfase aos glutamatérgicos. Proteínas G e sistemas enzimáticos efetores. Mensageiros intracelulares (AMPc, IP3 e Ca2+). Fatores de crescimento e citocinas. Receptores associados a tirosinaquinases. Sistemas fosforilantes: proteínas quinases, fosfatases e substratos.

 

NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA

EMENTA: Conhecimentos básicos de plasticidade neural. Perspectiva do aprendizado e memória. Conceitos de habituação. Conceitos de recuperação de lesão. Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade. Transferência de aprendizagem. Retenção e esquecimento de aprendizagem.

 

NEUROPSICOLOGIA E DISTÚRBIOS NEUROLOGICOS E PSIQUIATRICOS

EMENTA: Histórico da Neuropsicologia. Estudo das principais funções superiores: funções executivas, atenção, memória, linguagem. Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações  Cerebrais. Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Estudo das funções neuropsicológicas. Introdução aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica.

 

NEUROPSICOFARMACOLOGIA

EMENTA: Estudo das psicopatologias e suas relações com o Código Internacional de Doenças (CID). Entendimento das medicações utilizadas para transtornos mentais, como: ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antidemenciais e outros; compreendendo seus efeitos e suas alterações químicas no cérebro.

 

BASES NEURONAIS E APRENDIZAGEM

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno sobre as bases biológicas e teóricas da memória e a relação com o processo de aprendizagem. Bases históricas, fenômenos e teorias de memória e aprendizagem, plasticidade neuronal; circuitos neurais; condicionamento clássico e operante; distúrbios de memória; modelos biológicos e computacionais de memória e aprendizagem; aplicações tecnológicas e implicações na educação e sociedade.Tipos de memória. Alterações associadas aos lobos frontais. Implicações dos diferentes tipos de memória no processo de aprendizagem. Definir  e refletir sobre emoção, sono e linguagem no processo de desenvolvimento do individuo. Entender esses tópicos como essências para o desenvolvimento educacional e social. Como o prejuízo nessas áreas podem afetar o individuo e qual a relação da neurociências nesses campos. Desenvolvimento da linguagem oral e escrita e sua relação com a neurociência. Importância da linguagem para os processos de ensino aprendizagem. 

 

TOPICOS EM NEUROCIÊNCIAS E PRATICAS PSICOPEDAGOGICAS

Ementa: Apresentar as contribuições da Neurociência para a pratica psicopedagógica, bem como para a compreensão de como intervir e mediar usando as possibilidades apresentadas pela neurociência, refletindo que mesmo nos casos em quais a ciência não dê as respostas que levam à cura de uma doença, a independência de um paciente pode ser melhorada drasticamente através do desenho cuidadoso do ambiente com qual ele interage. Adaptações deste tipo requerem um entendimento profundo de como o homem seleciona e processa informação na sua volta e como condições específicas afetam o quadro normal, baseado em estudos experimentais comportamentais. Tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento dos alunos, com vistas a compreensão dos tópicos do cursos bem como orientá-los a elaboração do seu trabalho final. O seminário destina se ainda a proporcionar ao aluno um espaço de orientação e discussão visando o aprimoramento do aluno com atividades práticas usando a Neurociência.  Preparando o aluno para uma atividade prática e apresentação dessa atividade , bem como futuros projetos.

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Ementa: Introduzir os conceitos básicos da metodologia científica. Instrumentalizar  Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas, Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Definir os elementos metodológicos da monografia. As formas de conhecimento. Tipos de pesquisa. Classificações da pesquisa com base em seus objetivos e nos procedimentos técnicos utilizados. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Diretrizes para a elaboração da monografia científica.

Carga horária

Carga horária 
420 horas

Matriz curricular

Matriz curricular 

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos Da Neurociência

30h

Psicologia Do Desenvolvimento E Neurociência

20h

Introdução A Filosofia Da Mente

30h

Neuroanatomia E Neurofisiologia

30h

Funções Executivas Superiores

30h

Neuroquímica

30h

Neuroplasticidade E Aprendizagem Motora

30h

Neuropsicologia E Distúrbios Neurológicos E Psiquiátricos

60h

Psicofarmacologia

30h

Bases Neuronais E Aprendizagem

30h

Tópicos Em Neurociências E Práticas Psicopedagógicas

50h

Metodologia do trabalho científico 

20h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

30h

TOTAL

 420h

 

 

 

Documentos para matrícula

Documentos para matrícula 
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.