Tipo do curso

Modalidade do curso

Área do curso

Duração e Periodicidade

Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h

Público-alvo

Público alvo 

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.

Justificativa

Justificativa 

O curso tem como base as reflexões sobre a educação de alunos com deficiências e as exigências de atualizações dos educadores, o desenvolvimento de habilidades e competências para compreender a educação na perspectiva da Educação Inclusiva e na valorização da diversidade e garantia dos direitos à educação de qualidade para todos.

Nesse âmbito, o curso propicia a discussão nos aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais. Entre os temas abordados, destacam-se a política brasileira para a pessoa com deficiência, as características desse portador nas diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, juventude, maturidade e terceira idade), a relação entre escola e sociedade.

O curso objetiva promover discussões sobre o contexto educacional e social e como as pessoas com necessidades especiais convivem, as adequações de espaos possibilitando as incusões das diferenças. Trata também da elaboração de projetos, práticas e intervenções pedagógicas que possibilitam construir relações entre teorias e práticas.

Objetivos

Objetivos 

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação.


ESPECÍFICOS

  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
  • Analisar as necessidades educacionais especiais em suas especificidades.

Carga horária

Carga horária 
420 horas

Matriz curricular

Matriz curricular 

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Inclusiva

30h

Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação

30h

Educação Inclusiva e Diversidade

30h

Educação Inclusiva e Salas de Recursos

40h

Deficiências Múltiplas

40h

Deficiência Auditiva

40h

Deficiência Visual

40h

Deficiência Intelectual

40h

Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais e Intelectuais

40h

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

30h

Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

Total

420h

Documentos para matrícula

Documentos para matrícula 
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.