Tipo do curso

Modalidade do curso

Área do curso

Duração e Periodicidade

03/02/2020 a 18/12/2020 (11 meses)

Público-alvo

Público alvo 

Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem na educação de crianças.

Justificativa

Justificativa 

O curso direciona as reflexões e estudos sobre o tema, apresentando propostas e subsídios para trabalhar com as crianças no desenvolvimento do conhecimento, da autonomia e da cooperação (Socio-cognoscitivo: Vygotsky e Wallon);

Então, o foco do curso está no processo de ensino-aprendizagem partindo da ludicidade, sabendo que é através das atividades lúdica que a criança aprende. O berço da intelectualidade da criança é prática educativa. (Piaget, 1998);

Para tanto, o curso oferece elementos para que haja compreensão crítica nos aspectos que envolvem o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária, bem como metodologias específicas de ensino; além de levar o profissional a refletir sua própria prática pedagógica apresentando recursos teórico-metodológicos, ampliando o “olhar” sobre a Educação Infantil, analisando o processo cognoscitivo no ensino aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, definindo a cognição como conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimentos sobre o mundo, envolvendo habilidades relacionadas ao pensamento, raciocínio, linguagem, memória e abstração.
 

Apresentação do curso

Apresentação do curso: 

A Pós-Graduação em Educação Infantil, discute conceitos que ao longo da História foi estruturando a própria Educação Infantil. Considerando contextos históricos, e transformações legais do percurso ligado a própria História da Educação. Um percurso difícil e lento, porque não havia um entendimento que a criança necessitava de atenção especial nos primeiros anos de vida.

Considerando a seriedade do trabalho nos primeiros anos da infância, a FAAC – Academus oferece a Pós-Graduação em Educação Infantil como objetivo de atualizar profissionais para planejar, desenvolver e acompanhar ações que foquem no desenvolvimento integral dos bebês e crianças pequenas por meio de subsídios teórico-metodológicos. Todo o curso está estruturado para que possa ser aprofundado as reflexões sobre os processos educativos, respeitando e considerando as necessidades das crianças de zero a cinco anos como já sendo sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos. A Educação Infantil como uma modalidade da Educação Básica e que, o cuidar e educar acontece harmonicamente. O ensino Aprendizagem inicia com o nascimento da criança.

Estrutura do curso

Estrutura do curso: 

O curso se estrutura em TRÊS MÓDULOS, com objetivos de:

1º Módulo: Conhecer as estruturas e funcionamentos da Educação Infantil, como a criança foi entendida ao longo da história, como as Leis foram sendo escritas e como a Educação foi sendo organizada para os pequenos ser atendidos na instituição escolar.

2º Módulo: Analisa conceitos que envolvem os eixos de conhecimento na Educação Infantil, quais são os campos de experiência tratado na BNCC e como pode ser trabalhado na Educação Infantil.

3º Módulo: Discute concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que vêm procurando conhecer e explicar a importância da estrutura da Educação Infantil na formação do cidadão. Pensar a Educação do Planejamento à didática que será trabalhada em sala de aula.

Organização dos módulos

Organização dos módulos: 

Os dois primeiros Módulos têm duração de quatro (04) meses cada um, e estão organizados em 04 Núcleos Temáticos, já o terceiro Módulo terá um prazo de três (03) meses, apesar de organizado em três Núcleos Temáticos a construção do Artigo será disponibilizada desde o início do curso. Todos os Módulos apresentam subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre os temas, fórum de debates, postagem de atividades, orientações para a construção do TCC (Artigo Conclusivo).

Ementa: 

Abordar a infância na cultura contemporânea e nas políticas de Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacional e a História da Educação Infantil; Analisar aspectos psicossociais envolvidos na assistência e na inserção social das crianças com necessidades especiais; Compreender fundamentos, princípios e objetivos da educação inclusiva de forma crítica, e refletir sobre as práticas educativas que permeiam as proposta de Educação.

Objetivos

Objetivos 

GERAL

Atualizar e instrumentalizar os profissionais para atuar em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as estruturas e funcionamentos da Educação Infantil, como a criança foi entendida ao longo da história, como as Leis foram sendo escritas e como a Educação foi sendo organizada para os pequenos ser atendidos na instituição escolar.
  • Analisar conceitos que envolvem os eixos de conhecimento na Educação Infantil, quais são os campos de experiencia tratado na BNCC e como pode ser trabalhado na Educação Infantil.
  • Apresentar concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que explicam a importância da estrutura da Educação Infantil na formação do cidadão. Entender a necessidade do Planejamento e da didática utilizada em sala de aula.

Carga horária

Carga horária 
420 horas

Matriz curricular

Matriz curricular 

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História e fundamentos da educação infantil 

30h

Diversidade e inclusão

40h

Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem

40h

Linguagem oral e escrita

30h

Natureza e sociedade

30h

Literatura Infantil

40h

Ensino da matemática

30h

Ensino de artes e suas linguagens   

40h

Corpo, movimento e psicomotricidade

40h

Atividade Lúdica na Educação Infantil

40h

Planejamento, execução e avaliação na educação infantil

30h

Metodologia do trabalho científico 

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

 

 

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.

Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis

Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.

Documentos para matrícula

Documentos para matrícula 
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.