Tipo do curso

Modalidade do curso

Área do curso

Duração e Periodicidade

6 meses

Público-alvo

Público alvo 

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.

Justificativa

Justificativa 

O curso tem como base as reflexões sobre a educação de alunos com deficiências e as exigências de atualizações dos educadores, o desenvolvimento de habilidades e competências para compreender a educação na perspectiva da Educação Inclusiva e na valorização da diversidade e garantia dos direitos à educação de qualidade para todos.

Nesse âmbito, o Curso de pós-graduação em Educação Inclusiva, propicia a discussão nos aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais. Entre os temas abordados, destacam-se a política educacional brasileira para a pessoa com deficiência, as características desse portador nas diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, juventude, maturidade e terceira idade), a relação entre escola e sociedade. O curso objetiva promover discussões sobre o contexto educacional e social e como as pessoas com necessidades especiais convivem, as adequações de espaços possibilitando as inclusões das diferenças. Também, o curso trata das elaborações de projetos, práticas e intervenções pedagógicas que possibilitam construir relações entre teorias e práticas.

Apresentação do curso

Apresentação do curso: 

O desafio da Educação no século XXI são muitos, e a escola inclusiva é o único caminho para superar esses desafios.

A Educação Inclusiva tem como objetivo superar preconceitos e ambiguidades sobre o que são iguais e diferentes, normais e deficientes.

A FAAC- Academus valoriza e transforma vidas sem discriminar. Por isso a Pós-Graduação em Educação Inclusiva trata o tema com profundidade, dando um panorama geral sobre A educação inclusiva para: deficientes visuais, auditivos, intelectuais, físicos e múltiplos;

Estrutura do curso

Estrutura do curso: 

O curso se estrutura em TRÊS MÓDULOS, com objetivos de:

1º Módulo: Reflexão sobre a Educação Inclusiva e as bases legais que normatiza e define a Inclusão na Educação.

2º Módulo: Define as diferentes deficiências e conceitua cada uma delas, em necessidades e possibilidades.

3º Módulo: Apresenta concepções pedagógicas que podem ser aplicadas em sala de aula tornando possível a Educação Integral e Inclusiva.

Organização dos módulos

Organização dos módulos: 

Cada Módulo terá duração de dois (02) meses e estão organizados em 04 Núcleos Temáticos com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre os temas, fórum de debates, postagem de atividades, orientações para a construção do TCC (Artigo Conclusivo).

O curso é oferecido em 06 meses para que você possa ampliar seu conhecimento e aplicar de imediato.

Ementa: 

História da evolução da Educação Especial; Documentos e legislação; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Principais conceitos e terminologias relacionados às deficiências; A educação inclusiva para: deficientes visuais, auditivos, intelectuais, físicos e múltiplos; Pessoas com síndrome de Down e outras síndromes; Pessoas com altas habilidades e superdotados; Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento; Conceituação de inclusão escolar. Princípios e fundamentos da inclusão escolar; A escola e os modos de intervir no campo das necessidades educativas especiais.

Objetivos

Objetivos 

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;

ESPECÍFICOS

  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
  • Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.

Matriz curricular

Matriz curricular 

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Inclusiva

30h

Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação

30h

Educação Inclusiva e Diversidade

30h

Educação Inclusiva e salas de recursos

40h

Deficiências Múltiplas

40h

Deficiências Auditiva

40h

Deficiência Visual

40h

Deficiência Intelectual

40h

Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais

40h

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

30h

Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros

Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis

Documentos para matrícula

Documentos para matrícula 
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.