Tipo do curso

Modalidade do curso

Área do curso

Duração e Periodicidade

12 meses - Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h

Público-alvo

Público alvo 

Profissionais graduados nas diversas áreas da Educação que almejem conhecer ou aprofundar os saberes na organização e estrutura da Educação Infantil, para atuar em sala de aula ou prestar concursos para essa etapa da Educação Básica do Ensino.

Justificativa

Justificativa 

A Pós-Graduação, “Saberes docentes na Educação Infantil’, oferece aos profissionais da Educação o aprofundamento sobre as estruturas da Educação Infantil, no sentido da organização dessa modalidade como fundamental na Educação Básica, no desenvolvimento de habilidades e competências para refletir e vivenciar todo o processo de ensino e aprendizagem e das estruturas legais que organiza a etapa do Sistema de Ensino brasileiro como estruturante.

O curso objetiva também, aprofundar os fundamentos e pressupostos pedagógicos do processo de formação na infância contextualizando historicamente a Educação infantil e as políticas públicas que organizam essa etapa como estruturante na formação do indivíduo. Além, de preparar profissionais para processos seletivos em concursos públicos. 

Objetivos

Objetivos 

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação Básica.

ESPECÍFICOS

  • Refletir os fundamentos da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas;
  • Discutir as principais teorias de Aprendizagem nas suas diversas abordagens.
  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar as diversas contribuições das ciências naturais e humanas (Psicologia, Sociologia, Filosofia, Didática e outras) sobre o desenvolvimento da criança em relação com a cultura e diversidade.
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola; 
  • Analisar documentos legais norteadores do currículo como PCNs e BNCC;
  • Abordar questões relativas à elaboração do currículo, proposta pedagógica tendo como foco planejamento na Educação Infantil e suas especificidades abrangendo o âmbito da gestão da Educação Infantil (creches e pré-escola).

Carga horária

Carga horária 
420 horas

Matriz curricular

Matriz curricular 

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História e Fundamentos da Educação Infantil

30h

Legislação e Organização da Educação Infantil

30h

Psicologia do desenvolvimento e Educação Inclusiva

30h

Sociologia e Filosofia da Educação e a importância da formação no contexto escolar

30h

Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica

30h

Eu, o outro e o nós

40h

Corpo, gestos e movimentos

40h

Traços, sons, cores e formas

40h

Escuta, fala, pensamento e imaginação

40h

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

40h

Planejamento, Avaliação e Registros na Educação Infantil

40h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

30h

Total

420h

OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses

Documentos para matrícula

Documentos para matrícula 
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.