Tipo do curso
- Pós-Graduação
Modalidade do curso
- EAD
- Presencial
Área do curso
- Educação
Duração e Periodicidade
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas da Educação que almejem conhecer ou aprofundar os saberes na organização e estrutura da Educação Infantil, para atuar em sala de aula ou prestar concursos para essa etapa da Educação Básica do Ensino.
Justificativa
A Pós-Graduação, “Saberes docentes na Educação Infantil’, oferece aos profissionais da Educação o aprofundamento sobre as estruturas da Educação Infantil, no sentido da organização dessa modalidade como fundamental na Educação Básica, no desenvolvimento de habilidades e competências para refletir e vivenciar todo o processo de ensino e aprendizagem e das estruturas legais que organiza a etapa do Sistema de Ensino brasileiro como estruturante.
O curso objetiva também, aprofundar os fundamentos e pressupostos pedagógicos do processo de formação na infância contextualizando historicamente a Educação infantil e as políticas públicas que organizam essa etapa como estruturante na formação do indivíduo. Além, de preparar profissionais para processos seletivos em concursos públicos.
Objetivos
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação Básica.
ESPECÍFICOS
- Refletir os fundamentos da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas;
- Discutir as principais teorias de Aprendizagem nas suas diversas abordagens.
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar as diversas contribuições das ciências naturais e humanas (Psicologia, Sociologia, Filosofia, Didática e outras) sobre o desenvolvimento da criança em relação com a cultura e diversidade.
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar documentos legais norteadores do currículo como PCNs e BNCC;
- Abordar questões relativas à elaboração do currículo, proposta pedagógica tendo como foco planejamento na Educação Infantil e suas especificidades abrangendo o âmbito da gestão da Educação Infantil (creches e pré-escola).
Carga horária
Matriz curricular
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História e Fundamentos da Educação Infantil |
30h |
Legislação e Organização da Educação Infantil |
30h |
Psicologia do desenvolvimento e Educação Inclusiva |
30h |
Sociologia e Filosofia da Educação e a importância da formação no contexto escolar |
30h |
Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica |
30h |
Eu, o outro e o nós |
40h |
Corpo, gestos e movimentos |
40h |
Traços, sons, cores e formas |
40h |
Escuta, fala, pensamento e imaginação |
40h |
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações |
40h |
Planejamento, Avaliação e Registros na Educação Infantil |
40h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
30h |
Total |
420h |
OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses
Documentos para matrícula
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.