Duração e Periodicidade
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.
Justificativa
O curso tem como base as reflexões sobre a educação de alunos com deficiências e as exigências de atualizações dos educadores, o desenvolvimento de habilidades e competências para compreender a educação na perspectiva da Educação Inclusiva e na valorização da diversidade e garantia dos direitos à educação de qualidade para todos.
Nesse âmbito, o Curso de pós-graduação em Educação Inclusiva, propicia a discussão nos aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais. Entre os temas abordados, destacam-se a política educacional brasileira para a pessoa com deficiência, as características desse portador nas diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, juventude, maturidade e terceira idade), a relação entre escola e sociedade. O curso objetiva promover discussões sobre o contexto educacional e social e como as pessoas com necessidades especiais convivem, as adequações de espaços possibilitando as inclusões das diferenças. Também, o curso trata das elaborações de projetos, práticas e intervenções pedagógicas que possibilitam construir relações entre teorias e práticas.
Apresentação do curso
O desafio da Educação no século XXI são muitos, e a escola inclusiva é o único caminho para superar esses desafios.
A Educação Inclusiva tem como objetivo superar preconceitos e ambiguidades sobre o que são iguais e diferentes, normais e deficientes.
A FAAC- Academus valoriza e transforma vidas sem discriminar. Por isso a Pós-Graduação em Educação Inclusiva trata o tema com profundidade, dando um panorama geral sobre A educação inclusiva para: deficientes visuais, auditivos, intelectuais, físicos e múltiplos;
Estrutura do curso
O curso se estrutura em TRÊS MÓDULOS, com objetivos de:
1º Módulo: Reflexão sobre a Educação Inclusiva e as bases legais que normatiza e define a Inclusão na Educação.
2º Módulo: Define as diferentes deficiências e conceitua cada uma delas, em necessidades e possibilidades.
3º Módulo: Apresenta concepções pedagógicas que podem ser aplicadas em sala de aula tornando possível a Educação Integral e Inclusiva.
Organização dos módulos
Cada Módulo terá duração de dois (02) meses e estão organizados em 04 Núcleos Temáticos com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre os temas, fórum de debates, postagem de atividades, orientações para a construção do TCC (Artigo Conclusivo).
O curso é oferecido em 06 meses para que você possa ampliar seu conhecimento e aplicar de imediato.
História da evolução da Educação Especial; Documentos e legislação; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Principais conceitos e terminologias relacionados às deficiências; A educação inclusiva para: deficientes visuais, auditivos, intelectuais, físicos e múltiplos; Pessoas com síndrome de Down e outras síndromes; Pessoas com altas habilidades e superdotados; Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento; Conceituação de inclusão escolar. Princípios e fundamentos da inclusão escolar; A escola e os modos de intervir no campo das necessidades educativas especiais.
Objetivos
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;
ESPECÍFICOS
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.
Matriz curricular
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação |
30h |
Educação Inclusiva e Diversidade |
30h |
Educação Inclusiva e salas de recursos |
40h |
Deficiências Múltiplas |
40h |
Deficiências Auditiva |
40h |
Deficiência Visual |
40h |
Deficiência Intelectual |
40h |
Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais |
40h |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem |
30h |
Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:
Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)
Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros
Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis
Documentos para matrícula
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.