Pós-graduação
A pós-graduação (Lato Sensu) da Faculdade Academus - FAAC tem o intuito de contribuir com a capacitação profissional para os discente que já finalizaram a graduação e que almejam continuar seus estudos ou mesmo adquirir mais conhecimento em seu campo de atuação, ou tornar-se um especialista na área de sua escolha. A FAAC oferece mais de 20 cursos presenciais de especialização, aperfeiçoamento e extensão todos reconhecidos e credenciados pelo MEC e conta com um corpo docente qualificado entre Especialistas, Mestres e Doutores. Os cursos de pós-graduação da FAAC são realizados sempre em parcerias com grandes instituições de Ensino, sendo elas Nacionais e Internacionais. Acesse já e transforme sua vida!
Educação
Gerais
Compreender a alfabetização como processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.
Específicos
- Compreender a alfabetização como processo do desenvolvimento cognitivo;
- Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de intervenção adequados à transformação e a conquista no ambiente estimulador de aprendizagens significativas.
Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicomotricistas e graduados na área da Educação e áreas a fins.
Matriz Curricular |
C/H |
---|---|
Concepção e organização da alfabetização no Brasil |
30h |
Base Nacional Comum Curricular, Alfabetização e Letramento |
30h |
Alfabetização e Letramento, Psicogênese da linguagem Oral e Escritas e as Teorias da Aprendizagem |
30h |
Avaliação e Registros no processo de Alfabetização |
30h |
Metodologias e concepções de Ensino Aprendizagem |
30h |
Alfabetização, Letramento e psicomotricidade – Corpo, Gestos e Movimentos. |
40h |
Alfabetização, Letramento no Ensino da Língua Portuguesa e Ciências Humanas |
40h |
Alfabetização, Letramento, Linguagem Matemática e Ciências da Natureza |
40h |
Alfabetização, Letramento e os recursos digitais |
40h |
Alfabetização, Letramento e Inclusão |
40h |
Alfabetização, Letramento de Jovens e Adultos |
40h |
Metodologia da pesquisa científica |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Capacitar os profissionais para o Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais e/ou centros de Atendimento Educacional Especializado, aprimorando, também à formação de professores que atuam nas salas de aula comuns, proporcionando o acesso a conhecimentos e subsídios para uma prática pedagógica qualificada como criação de projetos e ações pedagógicas em torno da inclusão.
Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, professores da educação inclusiva, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na educação especial e/ou inclusiva.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Estruturas Curriculares: História da Educação Brasileira/ Modelos e Organização de Currículo na Educação Básica |
40 |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusão Escolar |
40 |
Aspectos Legais e Pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado |
40 |
Deficiência Intelectual / Transtornos de Aprendizagem |
40 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
40 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Espectros Autista/ Altas Habilidades |
40 |
Práticas de Ensino para Deficiente Intelectual: Matemática, Leitura e Escrita. |
40 |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como Proposta Pedagógica para o Aprendizado do Deficiente Intelectual. |
40 |
Deficiência Auditiva e Surdez |
40 |
Deficiência Física e Deficiências Múltiplas |
40 |
Planejamento, Recursos e Atividades para A.E. E |
40 |
Deficiência Visual, Surdocegueira |
40 |
Acessibilidades e Tecnologias Assistiva |
40 |
Práticas Pedagógicas em AEE I e II |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Pensar a Modalidade do Ensino Superior, desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior pensando sobre a importância das pesquisas, da atualização de conteúdos e das vivências de práticas educacionais próprias para o ensino superior, considerando que o público atendido, nesta Modalidade, terá atuação direta no mercado de trabalho como especialistas.
- Atualizar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendem exercer funções relacionadas à docência no Ensino Superior.
Profissionais de nível superior, de diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Docência do Ensino Superior.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Superior |
30h |
Políticas de Gestão e Legislação da Educação |
30h |
Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional |
30h |
Filosofia e Sociologia Aplicada a Educação |
40h |
Práticas Interdisciplinares e Implementação de Projetos Pedagógicos |
30h |
Trajetória da Educação Inclusiva |
40h |
Fundamentos da Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar |
40h |
Metodologia da Pesquisa Científica |
30h |
Práticas, Metodologias e Avaliação da Aprendizagem |
40h |
Propostas Pedagógicas e Planejamento do Trabalho Docente |
40h |
Mídias e as Relações com o Ensino/Aprendizagem |
40h |
Estratégias e Recursos Didáticos |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
ESPECÍFICOS
- Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
- Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
- Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História do Pensamento Ambiental |
30h |
Relação Sociedade e Meio Ambiente |
40h |
Ética, Educação Ambiental e Cidadania |
40h |
Sociedade e Desenvolvimento Sustentável |
40h |
Formação Docente para a Diversidade |
40h |
Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação |
40h |
Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar |
40h |
Educação Ambiental e Qualidade de Vida |
40h |
Educação Ambiental e Currículo |
40h |
Metodologias e Projetos de Educação Ambiental |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;
ESPECÍFICOS
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação |
30h |
Educação Inclusiva e Diversidade |
30h |
Educação Inclusiva e salas de recursos |
40h |
Deficiências Múltiplas |
40h |
Deficiências Auditiva |
40h |
Deficiência Visual |
40h |
Deficiência Intelectual |
40h |
Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais |
40h |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem |
30h |
Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:
Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)
Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros
Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Atualizar e capacitar profissionais para o trabalho cotidiano da docência, em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.
Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem de algum na educação de crianças.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História e fundamentos da educação infantil |
30h |
Diversidade e inclusão |
40h |
Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem |
40h |
Linguagem oral e escrita |
30h |
Natureza e sociedade |
30h |
Literatura Infantil |
40h |
Ensino da matemática |
30h |
Ensino de artes e suas linguagens |
40h |
Corpo, movimento e psicomotricidade |
40h |
Atividade Lúdica na Educação Infantil |
40h |
Planejamento, execução e avaliação na educação infantil |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.
Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis
Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Considerando os termos do artigo 64 da Lei de diretrizes e Bases da Educação 9394/96, este curso trata da capacitação de profissionais para atuação como Gestores no âmbito Escolar, com base em três dimensões: a) capacidade estratégica para desempenho nos eixos administrativo e técnico, b) qualificação para a análise das políticas públicas educacionais e seus reflexos na realidade na escola, e c) incentivar a pesquisa como fonte de compreensão dos conflitos e problemas relativos à gestão escolar.
Professores, profissionais da área da educação, coordenação, direção e supervisão entre outros.
DISCIPLINAS |
C/H |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA POLÍTICA E SOCIEDADE |
50h |
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO ESCOLAR |
60h |
ESCOLA E SOCIEDADE |
60h |
ÉTICA EDUCACIONAL |
50h |
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO |
60h |
PLANEJAMENTO E TEORIA DO CURRICULO |
60h |
CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS |
60h |
PROFISSÃO DOCENTE |
50h |
METODOLOGIA CIENTÍFICA / ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
50h |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INCLUSÃO |
60h |
GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO |
50h |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM |
60h |
AVALIAÇÃO FORMATIVA E INSTITUCIONAL |
60h |
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO |
50h |
GESTÃO EDUCACIONAL: SUPERVISÃO ESCOLAR |
50h |
GESTÃO, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E LIDERANÇA |
50h |
GESTÃO EDUCACIONAL: COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO |
60h |
GESTÃO EDUCACIONAL: FINANCEIRA |
50h |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
100h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
|
TOTAL |
1100h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Promover o contato com temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo.
ESPECÍFICOS
- Conhecer a história da comunidade surda;
- Conhecer a história da comunidade surda;
- Conhecer a história da Escrita de Sinais e sua importância para a comunidade surda;
- Desenvolver a expressão corporal e atenção visual;
- Refletir sobre o processo educacional do sujeito surdo: propostas e metodologias;
- Conhecer as Políticas Públicas da Educação de Surdos.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
A História e Cultura Surda |
20h |
Aspectos Biológicos da Surdez / Implante Clocear / Relações Interpessoais da Pessoa Surda |
20h |
Metodologia de Ensino em Libras L1 e L2 |
30h |
Introdução a Linguística da Libras |
20h |
Surdocegueira e as Formas de Comunicação |
30h |
Libras no Ensino de Alunos Surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e EJA |
30h |
Libras no Ensino de Alunos Surdos no Ensindo Findamental II e Ensino Médio |
30h |
Estrutura Teórica e Prática do TCC (ARTIGO) |
20h |
Metodologia de Ensino para Surdos |
20h |
Didática e Ensino para Alunos Surdos com Múltiplas Deficiências |
30h |
Práticas de Libras I |
30h |
Didática e Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesas como L2 pa Alunos Surdos |
30h |
Letramento e Alfabetização |
20h |
Metodologia do Ensino de Matemática para Surdos |
30h |
Práticas de Libras II |
30h |
Atuação, Ética e Legislação do Interlocutor e do Tradutor Intérprete em Sala de Aula |
30h |
Atividades Complementares |
100h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
60h |
Total |
600h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos Da Neurociência |
30h |
Psicologia Do Desenvolvimento E Neurociência |
20h |
Introdução A Filosofia Da Mente |
30h |
Neuroanatomia E Neurofisiologia |
30h |
Funções Executivas Superiores |
30h |
Neuroquímica |
30h |
Neuroplasticidade E Aprendizagem Motora |
30h |
Neuropsicologia E Distúrbios Neurológicos E Psiquiátricos |
60h |
Psicofarmacologia |
30h |
Bases Neuronais E Aprendizagem |
30h |
Tópicos Em Neurociências E Práticas Psicopedagógicas |
50h |
Metodologia do trabalho científico |
20h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
30h |
TOTAL |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
- Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
- Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
- Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
- Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
- Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional |
30h |
Metodologia da pesquisa científica |
30h |
Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência |
40h |
Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva |
40h |
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem |
30h |
Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo |
30h |
Educação do Deficiente Auditivo |
30h |
Educação e Deficiência Intelectual |
30h |
Funções Conativas, Executivas e Cognitivas |
30h |
Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos |
40h |
Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção |
40h |
Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem |
30h |
Trabalho de conclusão de curso (artigo) |
|
Total da carga horária das disciplinas |
400h |
Estágio Supervisionado Clínico |
200h |
Total |
600h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
O Curso de Especialização em Psicomotricidade da Faculdade Academus - FAAC é composto por um conteúdo programático bem completo, abrangendo as principais áreas do conhecimento e os saberes necessários, com carga horária adequada, para uma sólida formação de um Psicomotricista. Os professores do nosso curso têm larga experiência nos temas ministrados, bem como, específica formação na área da Psicomotricidade para uma perfeita conexão dos conteúdos científicos visando a constituição integral do profissional de Psicomotricidade.
Disciplinas
- Estudo da Organização Física do Corpo Humano
- Cinesiologia e Fisiologia do Movimento
- Estudo Neurocientífico do desenvolvimento Humano
- Gênese, filogênese e Ontogênese da Psicomotricidade
- Psicomotricidade e suas Bases Neurofuncionais
- Desenvolvimento Psicomotor Humano
- Envelhecimento e GerontoPsicomotricidade
- Desenvolvimento Psicológico e Afetividade
- Desenvolvimento da Fala e Pré requisitos da Alfabetização
- Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
- Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
- Bioética e Sigilo Profissional
- Estudo Social e Familiar Brasileiro
- Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
- Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
- Bioética e Sigilo Profissional
- Estudo Social e Familiar Brasileiro
- Aprendizagem e Prática Psicomotora
- Práticas Psicomotoras na Escola
- Práticas Psicomotoras na Clínica
- Sensibilização e Técnicas da Psicomotricidade
- Metodologia da Pesquisa Científica e Supervisão
- Apresentação do TCC
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Fornecer arcabouço teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto Institucional e Clínico Psicopedagógico.
- Propiciar condições para que o Psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
- Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
- Formar profissionais aptos a fornecer aos professores fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
- Propagar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
- Propiciar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Clínica.
- Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o Psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Pedagogos, Psicólogos, Profissionais de Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Neuropedagogia, Psicomotricidade e graduados em outras áreas.
Disciplinas
DISCIPLINA | HORAS |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40 |
INTRODUÇÃO, ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO VOLTADA A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL | 60 |
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | 40 |
REABILITAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | 30 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 30 |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 |
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM | 30 |
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA | 30 |
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA MATEMÁTICA | 30 |
TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL | 30 |
RELAÇÕES FAMILIARES: VÍNCULO AFETICO E APRENDIZAGEM | 20 |
PSICOGERONTOLOGIA | 40 |
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL | 40 |
ESTUDO DE CASO I: INSTITUCIONAL | 50 |
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA | 40 |
ESTUDO DE CASO II: CLÍNICO | 50 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - INSTITUCIONAL | 100 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CLÍNICO | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 800 |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação Básica.
ESPECÍFICOS
- Refletir os fundamentos da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas;
- Discutir as principais teorias de Aprendizagem nas suas diversas abordagens.
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar as diversas contribuições das ciências naturais e humanas (Psicologia, Sociologia, Filosofia, Didática e outras) sobre o desenvolvimento da criança em relação com a cultura e diversidade.
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar documentos legais norteadores do currículo como PCNs e BNCC;
- Abordar questões relativas à elaboração do currículo, proposta pedagógica tendo como foco planejamento na Educação Infantil e suas especificidades abrangendo o âmbito da gestão da Educação Infantil (creches e pré-escola).
Profissionais graduados nas diversas áreas da Educação que almejem conhecer ou aprofundar os saberes na organização e estrutura da Educação Infantil, para atuar em sala de aula ou prestar concursos para essa etapa da Educação Básica do Ensino.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História e Fundamentos da Educação Infantil |
30h |
Legislação e Organização da Educação Infantil |
30h |
Psicologia do desenvolvimento e Educação Inclusiva |
30h |
Sociologia e Filosofia da Educação e a importância da formação no contexto escolar |
30h |
Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica |
30h |
Eu, o outro e o nós |
40h |
Corpo, gestos e movimentos |
40h |
Traços, sons, cores e formas |
40h |
Escuta, fala, pensamento e imaginação |
40h |
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações |
40h |
Planejamento, Avaliação e Registros na Educação Infantil |
40h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
30h |
Total |
420h |
OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Educação
Nas últimas décadas, o direito de todos à educação vem sendo debatido de forma integral. Isso quer dizer que o sistema educacional, estratégias metodológicas e ações educacionais estão sendo revistas e atualizadas. Uma das principais mudanças é o foco na inclusão escolar. Veremos todos os contextos e abordagens referentes ao atendimento educacional especializado nos diferentes níveis e modalidades de ensino nesta pós-graduação.
Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, Professores da Educação Iinclusiva, Psicologos, Fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na Educação Especial e/ou inclusiva.
DISCIPLINAS: | C/H |
Contexto da Educação Inclusiva e suas ações na sala de aula. | 70h |
Diretrizes que perpassam a Educação Inclusiva. | 70h |
Sala de Recursos no AEE. | 70h |
Deficiência intelectual, surdez, física, transtornos globais do Desenvolvimento, visual e baixa visão no AEE. | 70h |
Acessibilidade, recursos e flexibilizações. | 70h |
Processos de identificação dos alunos do ensino regular de ensino. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
A Base Nacional Comum Curricular já era prevista desde a Constituição de 1988. Contudo, apenas em 20 de dezembro de 2017, tivemos a homologação desse documento no Brasil, após amplos debates. O que é interessante percebermos aqui é a demora que ocorreu para o desenvolvimento de um documento tão importante, que contribui com a diminuição da desigualdade em relação aos aspectos da aprendizagem dos estudantes da educação básica.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução, Legislação e Estrutura da Base Nacional Comum Curricular. | 70h |
Domínios e Competências da Base Nacional Comum Curricular. | 70h |
Competências Socioemocionais e a teoria das inteligências Múltiplas. | 70h |
Conceito de Neurociência e emoções I. | 70h |
Conceito de Neurociência e emoções II. | 70h |
Área da Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Aqui, o tema trata da EaD, em seu processo de transformação, saindo do contexto histórico para a contemporaneidade, transitando pelo âmbito social e cultural, político e institucional, que ocorre no contexto da educação, e quanto à intelectualidade e às tecnologias, que envolvem atualmente a educação de modo virtual. A
EaD foi conceituada historicamente por Zamlutti (2006), e sua obra foi inspiração para outras definições, a exemplo dos textos de Chermann e Bonini (2001, p. 17): Conceituamos educação a distância como uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem a partir da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, veiculados pelos diversos meios de comunicação existentes. É importante pensar que a Educação a Distância tem um percurso histórico, conduzido por fatos que privilegiaram as ações formativas, possibilitando as condições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes em instituições de ensino, como fundadores e adeptos de uma nova modalidade de ensino.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução à Formação em Educação a Distância. | 70h |
Os Fundamentos da prática pedagógica e a autoaprendizagem I. | 70h |
Os Fundamentos da prática pedagógica e a autoaprendizagem II. | 70h |
Teoria da Aprendizagem e Tecnologia na EAD. | 70h |
Docência e suas tecnologias digitais. | 70h |
Tendencias e contribuição à Formação em Educação a Distância. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Esta disciplina tem o propósito de oferecer várias possibilidades concretas de intervenção na realidade em diferentes contextos. Para tanto, buscamos entender os motivos pelos quais os jogos e as brincadeiras são relevantes, analisamos os aspectos simbólicos e a contribuição dessas manifestações para o desenvolvimento e, por fim, sugerimos atividades que exemplificam os conceitos abordados.
Profissionais graduação nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Conceitos e Fundamentos dos Jogos e das brincadeiras. | 70h |
Jogar e brincar na infância. | 70h |
O contexto escolar: jogar e brincar. | 70h |
Educação Básica no Brasil. | 70h |
Jogos: inclusivos, eletrônicos, natureza, gênero e cooperativos. | 70h |
Aspectos culturais nos jogos: populares, cultura afro-brasileira, milenares de tabuleiro, cultura indígena e oriental. |
70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Esta pós-graduação tem por objetivo servir como material didático e proporcionar ao estudante um panorama geral da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em sua materialidade linguística, através de estudos voltados para questões estruturais, e ainda, em seus diversos espaços de circulação como produto cultural.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais. | 70h |
Aspectos centrais para a compreensão do surdo. | 70h |
Teoria e prática. | 70h |
Aspectos gramaticais I. | 70h |
Aspectos gramaticais II. | 70h |
LIBRAS e seus contextos. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Vamos trazer nessa pós-graduação aspectos importantes relativos à utilização de tecnologias e novas metodologias que contribuam com o ensino da matemática. Essas novas formas de ensinar levam em consideração a atuação do estudante na sociedade, valorizando seu papel de cidadão.
Profissionais licenciados em Ciências Exatas; Profissionais que possuem experiência como Professores e Educadores; Profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos.
DISCIPLINAS: | C/H |
Conceito de tecnologia. | 70h |
Características das Tecnologias Digitais. | 70h |
Tecnologias e Ensino de Matemática I. | 70h |
Tecnologias e Ensino de Matemática II. | 70h |
Tecnologias e Ensino de Matemática III. | 70h |
Planejamento e aspectos da avaliação. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
A educação é um meio único para trazer mudanças sociais, porém, devido às diversas mudanças na sociedade, surge a necessidade de introduzir mudanças também no sistema educacional.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Fundamentos das Metodologias Ativas. | 70h |
Educação e perspectiva das metodologias ativas. | 70h |
Conceito e contexto da cibercultura. | 70h |
Recursos e estratégias de ensino para a aplicação das Metodologias Ativas. | 70h |
Aspectos Conceituais e Históricos da Aprendizagem. | 70h |
Práticas de ensino e avaliação. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
O sistema nervoso (SN) é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC reúne as estruturas localizadas dentro do crânio e da coluna vertebral. Já gânglios e nervos, e demais partes do sistema nervoso constituem o SNP (Figura 1). O SN é constituído por neurônios e células da glia. O neurônio é uma unidade sinalizadora do SN e está adaptado para transmitir e processar sinais. Morfologicamente é composto de um corpo neural, em que estão localizados o núcleo e as organelas citoplasmáticas, por dendritos, que são prolongamentos que captam sinais de outros neurônios, e pelo axônio, que é um prolongamento longo que leva as mensagens de um neurônio para sítios mais distantes.
Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, terateutas ocupacionais, professores e graduados de áreas afins com interesse no tema.
DISCIPLINAS: | C/H |
Conceitos da Neurociência. | 70h |
Conceitos sobre às Percepções. | 70h |
Conceitos das Funções Executivas. | 70h |
Neuroplasticidade. | 70h |
Diagnóstico do transtorno do espectro autista. | 70h |
Tratamentos para o Transtorno do Espectro Autista. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Esta pós-graduação irá apresentar um momento de reflexão sobre a neurociência na educação – esta ciência que enriquece nossa existência com múltiplas experiências, com inúmeras possibilidades de exploração, de sentimentos e de sensações. Uma diversidade de cores, aromas, sabores, dores, flores, folhas e frutos. Mas, sobretudo no entendimento da diversidade de pessoas, com inúmeras limitações e infinitas possibilidades. Esta diversidade, que faz deste planeta uma obra de arte pulsante e indescritível, também está presente em nossa sala de aula. Entretanto, nestas circunstâncias, nem sempre compreendemos a infinidade de possibilidades de aprendizagem, e contemplar ou explorar este inusitado conhecimento que a neurociência proporciona. O que nos leva, por diversas vezes, à sombra, às dúvidas e ao medo de fracassar.
Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e areas afins, profissionais que atuam em em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.
DISCIPLINAS: | C/H |
Fundamentos da Neurociência. | 70h |
Bases Neurais: percepção, atenção e memória. | 70h |
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Linguagem. | 70h |
Distúrbios do desenvolvimento. | 70h |
Avaliação Neuropsicopedagógica. | 70h |
Análise e Intervenção Neuropsicopedagógica. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Esta pós-graudação tem como objetivo observar os impactos causados pela internet no comportamento do consumidor (transformando a maneira como o enxergamos) e nas estratégias de marketing dentro das empresas.
Varejo, empresários, gestores, gerentes, coordenaores, pessoas que lidam com digital e querem aprofundar seus conhecimentos.
DISCIPLINAS: | C/H |
Conceitos de Marketing. | 70h |
Inbound Marketing. | 70h |
Marketing Digital e Marketing Tradicional. | 70h |
Ferramentas digitais. | 70h |
A Função do Neuromarketing dentro do design. | 70h |
Neuromarketing e o webdesign. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Nesta pós-graduação estudaremos: a educação hospitalar: as terminologias (pedagogia hospitalar, classe hospitalar, escola hospitalar) e os aspectos históricos da classe hospitalar no Brasil; políticas públicas e legislação para o atendimento escolar hospitalar e/ou domiciliar; prática pedagógica no contexto hospitalar: humanização na e da saúde, a escuta pedagógica/sensível, a rotina hospitalar e os cuidados básicos de saúde (higienização hospitalar); a relação entre a família, o hospital, a doença, o escolar hospitalizado e a escola; os conteúdos curriculares no ambiente hospitalar e/ou domiciliar; as metodologias de intervenção e organização das classes e no atendimento hospitalar e/ou domiciliar (espaço, horários, atividades, interferências e parcerias); o lúdico como estratégia; brinquedoteca hospitalar; contação de histórias; avaliação da aprendizagem e o pedagogo no hospital: a formação do professor para o trabalho pedagógico no ambiente hospitalar.
Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais de nível superior interessados na área.
DISCIPLINAS: | C/H |
Aspectos Históricos da Escolarização Hospitalar. | 70h |
Os principais aspectos da Política Nacional de Humanização – PNH e suas diretrizes. | 70h |
A importância da relação entre professor, escola e família na Educação de Contexto Hospitalar. | 70h |
Planejamento, Metodologias e Avaliação Pedagógica. | 70h |
Conceitos relacionados à ludicidade e ao brincar. | 70h |
Atuação do Professor no Hospital. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Neste material, trataremos o conceito de psicomotricidade: o que é, como se deu seu surgimento e qual é a sua etimologia. Também resgataremos conceitos básicos da neurociência indispensáveis para o aprendizado e a aplicação da psicomotricidade no tratamento de pacientes.
Profissionais das áreas da saúde e da educação interessados no processo de desenvolvimento humano.
DISCIPLINAS: | C/H |
Fundamentos da Psicomotricidade. | 70h |
Cognição, plasticidade cerebral e disfunções cerebrais. | 70h |
Vertentes e elementos básicos da Psicomotricidade. | 70h |
Psicomotricidade associada a Fisioterapia. | 70h |
Avaliação psicomotora equoterapia e a psicomotricidade. | 70h |
Práticas Psicomotoras. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Iremos discutir alguns aspectos históricos e conceituais acerca das tecnologias de uma forma geral, para que possamos refletir sobre as tecnologias assistivas, que se mostram como artefatos que viabilizam autonomia e acessibilidade para pessoas com deficiência. Ao tratar dessa temática, é importante pensar sobre o papel da
tecnologia no nosso próprio cotidiano, na sociedade e nas diferentes culturas. Da mesma forma, é necessário compreender o quanto os recursos tecnológicos influenciam nossas vivências, nossos relacionamentos e as formas de interagirmos uns com os outros.
Professoras(es), Fonoaudiólogas(os), Terapeutas oupacionais, Psicólogas(os) e Fisioterapeutas.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução e Conceito da Tecnologia Assistiva e da Informação I. | 70h |
Introdução e Conceito da Tecnologia Assistiva e da Informação II. | 70h |
Educação Especial I. | 70h |
Educação Especial II. | 70h |
Tecnologias Assistivas e deficiência física, visual, surdez e instrumentos de apoio à Avaliação. | 70h |
Comunicação alternativa. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Saúde
A farmacologia é definida como a ciência que estuda a interação das substâncias com os sistemas vivos por meio de processos químicos. Essas substâncias podem ser empregadas na profilaxia, no diagnóstico ou no tratamento de doenças (farmacologia médica); ou podem ser estudadas quanto ao seu potencial tóxico desejado ou não desejado em uma célula e em ecossistemas complexos por um ramo da farmacologia chamado de toxicologia (Katzung; Masters; Trevor, 2009).
Enfermeiros e profissionais de áreas afins, que desejam expandir e atualizar os seus conhecimentos.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução a Farmacologia. | 70h |
Farmacocinética. | 70h |
Anatomia do Sistema Nervoso. | 70h |
Fármacos que agem no sistema respiratório, digestório e endócrino. | 70h |
Farmacologia dos antibacterianos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários e antineoplásicos. | 70h |
Toxicologia. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
A saúde brasileira, até 1988, trabalhava com uma gestão centralizada no estado. Com a elaboração da nova Constituição, na qual a saúde tornou-se um direito de todo cidadão e dever do estado, foi promulgada a Lei Orgânica n. 8.080/90 do Sistema Único de Saúde (SUS) com novas diretrizes de saúde no Brasil, descentralizando a gestão do SUS nas três esferas do governo, cada qual com suas responsabilidades distintas (Saúde, 1990).
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução e Legislação voltada a Gestão Pública na Saúde. | 70h |
Principais instrumentos para o planejamento na Saúde. | 70h |
Principais ferramentas utilizadas para o trabalho do gestor municipal de saúde. | 70h |
Formas de transferências no SUS. | 70h |
Regulação: complexo regulador. | 70h |
Auditoria do SUS. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Propiciar uma formação de qualidade diferenciada no âmbito da prática educacional do ensino regular, para a formação do educador no atendimento pedagógico especializado em hospitais e em domicílio.
- Ampliar atitudes e valores éticos, políticos e sociais do profissional da Educação no ambiente hospitalar e domiciliar.
- Promover uma ação qualificada, fundamentada nas atuais concepções envolvendo hospitalização, educação, adoecimento e a cura.
Graduados em Pedagogia e profissionais das áreas de Educação e Saúde
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Os profissionais médicos veterinários que trabalham diariamente na rotina de plantão veterinário muitas vezes exercem múltiplas funções. Por conta disso, devem ter bagagem teórico-prática sempre atualizada, para que consigam lidar com as diversas situações de emergência/urgência na rotina clínica e hospitalar. O saber não deve se limitar apenas a conhecimentos da profissão; é preciso entender como se relacionar com a equipe de trabalho, com o paciente e com o cliente, já que cada vez mais os animais estão sendo considerados membros da família.
Interessados e igressar na profissão de saúde veterinária, estudantes de medicina veterinária, futuros estudantes de medicina veterinária e profissionais que auxiliam médicos veterinários.
DISCIPLINAS: | C/H |
A formação e o treinamento de uma equipe no plantão veterinário. | 70h |
Estrutura Ambulatorial: hospitalar na emergência veterinária. | 70h |
Atendimento ao paciente politraumatizado. | 70h |
Analgesia e controle da dor. | 70h |
Patologias. | 70h |
Monitorização dos pacientes hospitalizados. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
A farmacologia pode ser definida como o estudo dos efeitos dos fármacos no funcionamento de sistemas vivos. Um fármaco é definido como uma substância química que, quando administrada a um organismo vivo, produz um efeito biológico.
Alunos de graduação de qualquer universidade dos cursos de biologia, biomedicina, biotecnologia, farmácia, medicina, psicologia e áreas afins.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução à Psicofarmacologia. | 70h |
Neurotransmissão química. | 70h |
Psicofarmacopsicoterapia (PFPT). | 70h |
Neurobiologia. | 70h |
Comorbidades em Transtornos Psiquiátricos. | 70h |
Interações Farmacológicas. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
A psicologia positiva é considerada um movimento (e não uma abordagem propriamente dita), que nasceu oficialmente no ano de 1998, das mãos do Dr. Martín Seligman, psicólogo norte-americano e, naquele ano, presidente da APA – American Psychological Association. Seligman é amplamente conhecido por sua teoria sobre a
desesperança aprendida, e se converteu, de maneira gradual, no porta voz dessa nova corrente, que propõe potencializar as forças humanas como amortecedores diante da adversidade.
Destina-se a profissionais graduados na área de psicologia, pedagogia e enfermagem.
DISCIPLINAS: | C/H |
Definição, objetivos e pilares da Psicologia Positiva. | 70h |
Conceitos de Psicologia Positiva. | 70h |
Aplicações da psicologia positiva no âmbito clínico e organizacional. | 70h |
Aspectos da Psicologia Positiva no Campo Organizacional. | 70h |
Mindfulness e seus fundamentos I. | 70h |
Mindfulness e seus fundamentos II. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Assim como os demais transtornos, o do Espectro Autista tem múltiplos olhares, abordagens e interesses, incluindo controversas intrigantes, sendo que algumas delas serão abordadas nas aulas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem caminhos de análise na área da saúde, de políticas públicas, da família, da neurociência e outras tantas. Assim, temos a proposta de apresentar aspectos gerais deste transtorno do neurodesenvolvimento, desde o histórico de estudos e definições, passando pelas políticas públicas, principalmente aquelas com impactos na área educacional, trazendo elementos diagnósticos e de intervenção nos quais educadores e familiares tenham maior envolvimento.
Pedagogia, Psicologia, Fonoauiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no trabalho com pessoas com TEA.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista. | 70h |
Diagnóstico e Tratamento no TEA. | 70h |
Tratamento e Avaliação para Intervenção. | 70h |
Escola e o Aluno, Características e o Plano de Ensino Individual I. | 70h |
Legislação e Políticas Públicas no TEA. | 70h |
A Escola e o Aluno, Características e o Plano de Ensino Individual II. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
O aumento da violência, os acidentes de trânsito, o envelhecimento populacional e a agudização das doenças crônicas evidenciam a importância dos serviços de urgência e emergência. A preservação da vida do paciente é a função principal desta modalidade em saúde que, no entanto, busca ainda assertividade no diagnóstico, o rápido tratamento e a prevenção de sequelas ou complicações.
Enfermeiros e profissionais de áreas afins, que desejam expandir e atualizar os seus conhecimentos.
DISCIPLINAS: | C/H |
Conceitos sobre Urgência e Emergência. | 70h |
Avaliações e saúde. | 70h |
Urgências e emergências cardíacas. | 70h |
Urgências e emergências neurológicas. | 70h |
Urgências e emergências traumatológicas. | 70h |
Urgências e emergências clínicas. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Administração de negócios
O curso de gestão de pessoas na área pública compreende vários aspectos, dentre eles: tendências e desafios na era digital; carreira do servidor público; gestão de pessoas no setor público e gestão de talentos; gestão de talentos como instrumento para a melhoria de desempenho; gestão de talentos como instrumento para a transformação e política governamental para gestão de pessoas. Todos eles serão abordados neste curso.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução à Gestão Pública e a gestão de pessoas e seus desafios na era digital. | 70h |
Servidor público protagonista da Gestão Pública. | 70h |
Gestão de pessoas e talentos. | 70h |
Gestão de talentos como ferramenta para melhoria de desempenho. | 70h |
Gestão de talentos e transformação organizacional. | 70h |
Planejamento Estratégico e gestão de Pessoas. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Este material busca discutir de que forma o Estado, dentro de suas funções e nas diferentes concepções acerca de seu papel no mundo contemporâneo, pode promover uma gestão pública de excelência, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Também vamos estudar como tais políticas podem ser adotadas enquanto políticas de governança.
Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método cientifico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.
DISCIPLINAS: | C/H |
O Estado e o mundo contemporâneo. | 70h |
Gestão Administrativa Participativa. | 70h |
Administração Pública e suas formas de Gestão. | 70h |
Introdução ao Orçamento Público. | 70h |
Estatuto das Cidades. | 70h |
Bases Legais da Gestão Pública. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Nos últimos anos, a sociedade tem vivenciado uma verdadeira revolução em seu modo de vida e nas formas de produção industrial. A chamada “Quarta Revolução Industrial” ou “Indústria 4.0” engloba uma gama de novas tecnologias que diariamente são aplicadas às mais diversas áreas, gerando meios mais produtivos e eficientes. Com isso, o setor industrial precisa se adequar e fazer essa transição de tecnologias, com o intuito de se tornar competitivo globalmente. Por isso, é tão importante entender quais são as novas tecnologias e seus impactos.
Profissionais que possuem graduação e atuam no mercado preferencialmente nas áreas de Engenharia e Gestão Industrial.
DISCIPLINAS: | C/H |
História das Revoluções Industriais. | 70h |
Energia e Industria 4.0. | 70h |
Inteligência Artificial: conceitos. | 70h |
Big Data. | 70h |
Tecnologias complementares. | 70h |
Manutenção Industrial. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Segundo Albuquerque (S.d.), a temática de segurança no ambiente de trabalho “pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador”.
Profissionais das áreas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Recursos Humanos (RH), Departamento de Pessoal (DP) e todos aqueles que atuam na área de relações trabalhistas e previdenciárias.
DISCIPLINAS: | C/H |
Introdução voltada a Segurança do Trabalho. | 70h |
Objetivos da proteção e da fiscalização do direito à saúde e segurança no meio ambiente do trabalho | 70h |
Normas regulamentadoras. | 70h |
Equipamentos de proteção ao trabalhador. | 70h |
ISO 9000, Certificação Internacional, Saúde e Segurança no Trabalho. | 70h |
Introdução à Perícia Judicial do Trabalho. | 70h |
Carga horária Total | 420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Saúde
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Administração de negócios
GERAIS
Atualizar profissionais desenvolvendo habilidades de liderança empresarial e realização profissional em todas as áreas.
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a Gestão de Negócios e Marketing em relação ao mercado, entender todo o processo interno de produção, bem como o conhecimento da estrutura e da organização (e a sua atuação como profissional).
- Estabelecer estratégias administrativas empresariais relacionando ambiente interno e externo ao ambiente corporativo e os conceitos para se desenvolver estratégias corporativas de comercialização do produto/serviço;
- Desenvolver habilidade analítica e estratégica interligadas a visão do mercado sobre a empresa, o produto, o processo, a embalagem, a distribuição etc. (logística). Entendendo toda a organização como sucesso da corporação;
Profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam atuar nos processos de negócios ou comerciais nas empresas buscando conceitos e ferramentas para melhorar a performance e resultado efetivo.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Gestão e Teorias de Administração |
30h |
Gestão de marketing e Pesquisa de Mercado |
40h |
Gestão de Pessoas e Liderança |
40h |
Gestão da Qualidade e de Processos |
40h |
Gestão de Tecnologia e Inovação |
40h |
Gestão Financeira e Ambiente Econômico |
40h |
Gestão Internacional e Comércio Exterior |
40h |
Estratégia Empresarial e de Negociação |
30h |
Planejamento e Gestão de Projetos |
30h |
Empreendedorismo e Plano de Negócios |
30h |
Logística, Supply Chain e Operações |
30h |
Metodologia do Trabalho Científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Atualizar profissionais a gerenciar com pessoas as competências necessárias para uma atuação plena e produtiva na área de Gestão de Recursos Humanos.
ESPECÍFICOS
- Atuar no planejamento e gerenciamento de pessoas dentro de uma organização, assim como nos diversos subsistemas de pessoas como: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento;
- Contribuir para o enriquecimento comportamental e profissional das equipes de trabalho, dentro de um ambiente organizacional produtivo;
- Atuar como líder na mobilização de pessoas e equipes na execução de atividades do cotidiano organizacional;
- Gerenciar e promover a melhoria contínua de processos de RH com foco em resultados.
Os profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam gerenciar pessoas e equipes com excelência.
O curso objetiva qualificar para o exercício da prática profissional de Gestão de Pessoas, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho. Também, objetiva contribuir na qualificação de profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando dinamizar a eficácia máxima à excelência da gestão das organizações no Brasil atendendo os CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), que está pautado em Informações e conhecimento; Liderança; Estratégia e planos; Processos; Pessoas; Clientes; Sociedade e Resultados. Como foco principal a formação de profissionais qualificados para investigar a própria prática de forma sistemática, por meio do uso do método científico, que consiga relacionar a teoria à prática transformando a realidade.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Modelos Contemporâneos de Gestão |
30h |
Ética e Direito nas Relações Profissionais |
30h |
Legislação e Rotinas Trabalhistas |
40h |
Comunicação Organizacional e Relações no Trabalho |
40h |
Gestão, Liderança e Remuneração Estratégica |
40h |
Planejamento, Captação e Seleção na Gestão de Pessoas |
40h |
Aprendizagem, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas |
40h |
Desenvolvimento de Pessoas em Equipe |
30h |
Tecnologia e Comunicação em Recursos Humanos |
40h |
Planejamento Estratégico |
30h |
Estratégia de Negociação |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Contribuir para a identificação e para a compreensão das demandas da realidade social em suas várias dimensões, da sociedade brasileira, entendendo as exigências da sociedade moderna em reorganizar com instituições que desenvolvam programas sociais.
ESPECÍFICOS
- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação das várias políticas setoriais e transversais;
- Desenhar projetos e avaliar as ações programadas;
- Permitir a captação de recursos públicos e privados nas áreas sociais.
Bacharéis e licenciados em ciências humanas, sociais e biológicas; psicólogos, historiadores, pedagogos, turismólogos, geógrafos, jornalistas, arquitetos, biólogos, ecólogos, bibliotecários, advogados consultores, coordenadores e gerentes de projetos sociais, agentes sociais e áreas afins.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Construção das Políticas Públicas: História e Sociedade |
30h |
Desafios Contemporâneos para o Trabalho Social e Científico |
30h |
Evolução dos Sistemas de Proteção Social no Brasil |
30h |
Noção de Direito Aplicado Área Social |
30h |
Gestão Financeira, Orçamentária e Captação de Recursos |
30h |
Implantação, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais |
40h |
Gestão do Capital Humano e Relações Interpessoais |
40h |
Teoria em Administração I: Organizações Sociais e Gestão Pública - Realidade e Perspectivas |
40h |
Teorias em Administração II: Fundamentos do Planejamento |
40h |
Tópicos Avançados em Análise Social I: Migrações, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade |
40h |
Tópicos Avançados em Análise Social II: Família, Criança, Adolescente e Processos de Envelhecimento |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Desenvolver habilidades para que o líder possa planejar, implantar e avaliar criticamente as práticas de gestão aplicadas em sua atuação profissional.
ESPECÍFICOS
- Compreender e ampliar a competência como gestor em produzir conhecimentos sobre sua própria atuação de maneira reflexiva e crítica transformando constantemente suas práticas;
- Refletir sobre a função do Gestor público como agente avaliador que contextualiza de modo crítico e transformador as organizações das instituições públicas;
- Dinamizar ações no quadro de pessoal que compõe os funcionários, as distribuições dos recursos direcionado as repartições públicas e as possibilidades de mudanças dentro da legalidade da gestão pública.
Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método científico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Introdução a Ética na Gestão Publica |
30h |
O Público e o Privado na Gestão Pública |
30h |
O Estado e os problemas contemporâneos |
30h |
Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro |
30h |
Políticas Públicas |
40h |
Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública |
40h |
Planejamento Estratégico Governamental: Estado Governo e Mercado |
30h |
Cultura e Mudanças Organizacional na Gestão Pública |
40h |
Redes Públicas e Cooperação em Ambiente Federativos |
40h |
Gestão Operacional e logística |
40h |
Plano Plurianual e Orçamento Público |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.