Pós-graduação

A pós-graduação (Lato Sensu) da Faculdade Academus - FAAC tem o intuito de contribuir com a capacitação profissional para os discente que já finalizaram a graduação e que almejam continuar seus estudos ou mesmo adquirir mais conhecimento em seu campo de atuação, ou tornar-se um especialista na área de sua escolha. A FAAC oferece mais de 20 cursos presenciais de especialização, aperfeiçoamento e extensão todos reconhecidos e credenciados pelo MEC e conta com um corpo docente qualificado entre Especialistas, Mestres e Doutores. Os cursos de pós-graduação da FAAC são realizados sempre em parcerias com grandes instituições de Ensino, sendo elas Nacionais e Internacionais. Acesse já e transforme sua vida!

EAD, Presencial

Educação

Objetivos:

Gerais

Compreender a alfabetização como processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.

Específicos

  • Compreender a alfabetização como processo do desenvolvimento cognitivo;
  • Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de intervenção adequados à transformação e a conquista no ambiente estimulador de aprendizagens significativas.
Público alvo:

Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicomotricistas e graduados na área da Educação e áreas a fins.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

Matriz Curricular

C/H

Concepção e organização da alfabetização no Brasil

30h

Base Nacional Comum Curricular, Alfabetização e Letramento

30h

Alfabetização e Letramento, Psicogênese da linguagem Oral e Escritas e as Teorias da Aprendizagem

30h

Avaliação e Registros no processo de Alfabetização

30h

Metodologias e concepções de Ensino Aprendizagem

30h

Alfabetização, Letramento e psicomotricidade – Corpo, Gestos e Movimentos.

40h

Alfabetização, Letramento no Ensino da Língua Portuguesa e Ciências Humanas

40h

Alfabetização, Letramento, Linguagem Matemática e Ciências da Natureza

40h

Alfabetização, Letramento e os recursos digitais

40h

Alfabetização, Letramento e Inclusão

40h

Alfabetização, Letramento de Jovens e Adultos

40h

 Metodologia da pesquisa científica

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

420h

OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD:  420h em 12 meses.

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Capacitar os profissionais para o Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais e/ou centros de Atendimento Educacional Especializado, aprimorando, também à formação de professores que atuam nas salas de aula comuns, proporcionando o acesso a conhecimentos e subsídios para uma prática pedagógica qualificada como criação de projetos e ações pedagógicas em torno da inclusão.

Público alvo:

Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, professores da educação inclusiva, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na educação especial e/ou inclusiva. 

Carga horária:
600 horas
Duração:
15 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Estruturas Curriculares: História da Educação Brasileira/ Modelos e Organização de Currículo na Educação Básica

40

Fundamentos da Educação Especial e Inclusão Escolar

40

Aspectos Legais e Pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado

40

Deficiência Intelectual / Transtornos de Aprendizagem

40

Metodologia da Pesquisa Científica

40

Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Espectros Autista/ Altas Habilidades

40

Práticas de Ensino para Deficiente Intelectual: Matemática, Leitura e Escrita.

40

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como Proposta Pedagógica para o Aprendizado do Deficiente Intelectual.

40

Deficiência Auditiva e Surdez

40

Deficiência Física e Deficiências Múltiplas

40

Planejamento, Recursos e Atividades para A.E. E

40

Deficiência Visual, Surdocegueira

40

Acessibilidades e Tecnologias Assistiva

40

Práticas Pedagógicas em AEE I e II

80

Trabalho de Conclusão de Curso

 

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Pensar a Modalidade do Ensino Superior, desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior.


ESPECÍFICOS

  •  Desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior pensando sobre a importância das pesquisas, da atualização de conteúdos e das vivências de práticas educacionais próprias para o ensino superior, considerando que o público atendido, nesta Modalidade, terá atuação direta no mercado de trabalho como especialistas.
  • Atualizar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendem exercer funções relacionadas à docência no Ensino Superior.
Público alvo:

Profissionais de nível superior, de diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Docência do Ensino Superior.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros por mês) das 19h às 22h)
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Superior

30h

Políticas de Gestão e Legislação da Educação

30h

Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional

30h

Filosofia e Sociologia Aplicada a Educação

40h

Práticas Interdisciplinares e Implementação de Projetos Pedagógicos

30h

Trajetória da Educação Inclusiva

40h

Fundamentos da Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar

40h

Metodologia da Pesquisa Científica

30h

Práticas, Metodologias e Avaliação da Aprendizagem

40h

Propostas Pedagógicas e Planejamento do Trabalho Docente

40h

Mídias e as Relações com o Ensino/Aprendizagem

40h

Estratégias e Recursos Didáticos

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.


ESPECÍFICOS

  • Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
  • Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
  • Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Público alvo:

Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 ou 6 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 08h às 17h - Durante a semana período noturno (3 encontros mensais) das 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História do Pensamento Ambiental

30h

Relação Sociedade e Meio Ambiente

40h

Ética, Educação Ambiental e Cidadania

40h

Sociedade e Desenvolvimento Sustentável

40h

Formação Docente para a Diversidade

40h

Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação

40h

Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar

40h

Educação Ambiental e Qualidade de Vida

40h

Educação Ambiental e Currículo

40h

Metodologias e Projetos de Educação Ambiental

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;

ESPECÍFICOS

  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
  • Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.

Duração:
12 ou 6 meses
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Inclusiva

30h

Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação

30h

Educação Inclusiva e Diversidade

30h

Educação Inclusiva e salas de recursos

40h

Deficiências Múltiplas

40h

Deficiências Auditiva

40h

Deficiência Visual

40h

Deficiência Intelectual

40h

Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais

40h

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

30h

Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros

Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Atualizar e capacitar profissionais para o trabalho cotidiano da docência, em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.

Público alvo:

Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem de algum na educação de crianças. 

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 ou 6 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História e fundamentos da educação infantil 

30h

Diversidade e inclusão

40h

Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem

40h

Linguagem oral e escrita

30h

Natureza e sociedade

30h

Literatura Infantil

40h

Ensino da matemática

30h

Ensino de artes e suas linguagens   

40h

Corpo, movimento e psicomotricidade

40h

Atividade Lúdica na Educação Infantil

40h

Planejamento, execução e avaliação na educação infantil

30h

Metodologia do trabalho científico 

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

 

 

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.

Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis

Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Considerando os termos do artigo 64 da Lei de diretrizes e Bases da Educação 9394/96, este curso trata da capacitação de profissionais para atuação como Gestores no âmbito Escolar, com base em três dimensões: a) capacidade estratégica para desempenho nos eixos administrativo e técnico, b) qualificação para a análise das políticas públicas educacionais e seus reflexos na realidade na escola, e c) incentivar a pesquisa como fonte de compreensão dos conflitos e problemas relativos à gestão escolar.

Público alvo:

Professores, profissionais da área da educação, coordenação, direção e supervisão entre outros.

Carga horária:
1100 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

DISCIPLINAS

C/H

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA POLÍTICA E SOCIEDADE

50h

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO ESCOLAR

60h

ESCOLA E SOCIEDADE

60h

ÉTICA EDUCACIONAL

50h

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

60h

PLANEJAMENTO E TEORIA DO CURRICULO

60h

CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS

60h

PROFISSÃO DOCENTE

50h

METODOLOGIA CIENTÍFICA / ESTÁGIO SUPERVISIONADO

50h

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INCLUSÃO

60h

GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

50h

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

60h

AVALIAÇÃO FORMATIVA E INSTITUCIONAL

60h

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO

50h

GESTÃO EDUCACIONAL: SUPERVISÃO ESCOLAR

50h

GESTÃO, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E LIDERANÇA

50h

GESTÃO EDUCACIONAL: COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO

60h

GESTÃO EDUCACIONAL: FINANCEIRA

50h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

100h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

TOTAL

1100h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Promover o contato com temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo.


ESPECÍFICOS

  • Conhecer a história da comunidade surda;
  • Conhecer a história da comunidade surda;
  • Conhecer a história da Escrita de Sinais e sua importância para a comunidade surda;
  • Desenvolver a expressão corporal e atenção visual; 
  • Refletir sobre o processo educacional do sujeito surdo: propostas e metodologias; 
  • Conhecer as Políticas Públicas da Educação de Surdos.
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
600 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
1 Sábado por mês das 08h às 17h ou 2 encontros na semana das 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

A História e Cultura Surda

20h

Aspectos Biológicos da Surdez / Implante Clocear / Relações Interpessoais da Pessoa Surda

20h

Metodologia de Ensino em Libras L1 e L2

30h

Introdução a Linguística da Libras

20h

Surdocegueira e as Formas de Comunicação

30h

Libras no Ensino de Alunos Surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e EJA

30h

Libras no Ensino de Alunos Surdos no Ensindo Findamental II e Ensino Médio

30h

Estrutura Teórica e Prática do TCC (ARTIGO)

20h

Metodologia de Ensino para Surdos

20h

Didática e Ensino para Alunos Surdos com Múltiplas Deficiências

30h

Práticas de Libras I

30h

Didática e Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesas como L2 pa Alunos Surdos

30h

Letramento e Alfabetização

20h

Metodologia do Ensino de Matemática para Surdos 

30h

Práticas de Libras II

30h

Atuação, Ética e Legislação do Interlocutor e do Tradutor Intérprete em Sala de Aula

30h

Atividades Complementares

100h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

60h

Total

600h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Público alvo:

Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Semanais, sábados e EaD.
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos Da Neurociência

30h

Psicologia Do Desenvolvimento E Neurociência

20h

Introdução A Filosofia Da Mente

30h

Neuroanatomia E Neurofisiologia

30h

Funções Executivas Superiores

30h

Neuroquímica

30h

Neuroplasticidade E Aprendizagem Motora

30h

Neuropsicologia E Distúrbios Neurológicos E Psiquiátricos

60h

Psicofarmacologia

30h

Bases Neuronais E Aprendizagem

30h

Tópicos Em Neurociências E Práticas Psicopedagógicas

50h

Metodologia do trabalho científico 

20h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

30h

TOTAL

 420h

 

 

 

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:
  • Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
  • Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
  • Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
  • Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
  • Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
  • Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.  
Público alvo:

Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.

Carga horária:
600 horas
Duração:
15 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional 

30h

Metodologia da pesquisa científica

30h

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência

40h

Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva

40h

Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem

30h

Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo

30h

Educação do Deficiente Auditivo

30h

Educação e Deficiência Intelectual

30h

Funções Conativas, Executivas e Cognitivas

30h

Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos

40h

Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção

40h

Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem

30h

Trabalho de conclusão de curso (artigo)

 

Total da carga horária das disciplinas

400h

Estágio Supervisionado Clínico

200h

Total

600h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

O Curso de Especialização em Psicomotricidade da Faculdade Academus - FAAC é composto por um conteúdo programático bem completo, abrangendo as principais áreas do conhecimento e os saberes necessários, com carga horária adequada, para uma sólida formação de um Psicomotricista. Os professores do nosso curso têm larga experiência nos temas ministrados, bem como, específica formação na área da Psicomotricidade para uma perfeita conexão dos conteúdos científicos visando a constituição integral do profissional de Psicomotricidade.

Carga horária:
600 horas
Duração:
24 meses
Matriz curricular:

Disciplinas

 

  • Estudo da Organização Física do Corpo Humano
  • Cinesiologia e Fisiologia do Movimento
  • Estudo Neurocientífico do desenvolvimento Humano
  • Gênese, filogênese e Ontogênese da Psicomotricidade
  • Psicomotricidade e suas Bases Neurofuncionais
  • Desenvolvimento Psicomotor Humano
  • Envelhecimento e GerontoPsicomotricidade
  • Desenvolvimento Psicológico e Afetividade
  • Desenvolvimento da Fala e Pré requisitos da Alfabetização
  • Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Bioética e Sigilo Profissional
  • Estudo Social e Familiar Brasileiro
  • Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Bioética e Sigilo Profissional
  • Estudo Social e Familiar Brasileiro
  • Aprendizagem e Prática Psicomotora
  • Práticas Psicomotoras na Escola
  • Práticas Psicomotoras na Clínica
  • Sensibilização e Técnicas da Psicomotricidade
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Supervisão
  • Apresentação do TCC
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:
  • Fornecer arcabouço teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto Institucional e Clínico Psicopedagógico.
  • Propiciar condições para que o Psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
  • Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
  • Formar profissionais aptos a fornecer aos professores fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
  • Propagar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
  • Propiciar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Clínica.
  • Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o Psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Público alvo:

Pedagogos, Psicólogos, Profissionais de Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Neuropedagogia, Psicomotricidade e graduados em outras áreas.

Carga horária:
720 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

Disciplinas

DISCIPLINA HORAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 40
INTRODUÇÃO, ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO VOLTADA A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 60
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM 40
REABILITAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA 30
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 30
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM 30
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA 30
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA MATEMÁTICA 30
TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 30
RELAÇÕES FAMILIARES: VÍNCULO AFETICO E APRENDIZAGEM 20
PSICOGERONTOLOGIA 40
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL 40
ESTUDO DE CASO I: INSTITUCIONAL 50
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA 40
ESTUDO DE CASO II: CLÍNICO 50
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - INSTITUCIONAL 100
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CLÍNICO 100
CARGA HORÁRIA TOTAL: 800
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação Básica.

ESPECÍFICOS

  • Refletir os fundamentos da Educação Infantil, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas;
  • Discutir as principais teorias de Aprendizagem nas suas diversas abordagens.
  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar as diversas contribuições das ciências naturais e humanas (Psicologia, Sociologia, Filosofia, Didática e outras) sobre o desenvolvimento da criança em relação com a cultura e diversidade.
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola; 
  • Analisar documentos legais norteadores do currículo como PCNs e BNCC;
  • Abordar questões relativas à elaboração do currículo, proposta pedagógica tendo como foco planejamento na Educação Infantil e suas especificidades abrangendo o âmbito da gestão da Educação Infantil (creches e pré-escola).
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas da Educação que almejem conhecer ou aprofundar os saberes na organização e estrutura da Educação Infantil, para atuar em sala de aula ou prestar concursos para essa etapa da Educação Básica do Ensino.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses - Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História e Fundamentos da Educação Infantil

30h

Legislação e Organização da Educação Infantil

30h

Psicologia do desenvolvimento e Educação Inclusiva

30h

Sociologia e Filosofia da Educação e a importância da formação no contexto escolar

30h

Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica

30h

Eu, o outro e o nós

40h

Corpo, gestos e movimentos

40h

Traços, sons, cores e formas

40h

Escuta, fala, pensamento e imaginação

40h

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

40h

Planejamento, Avaliação e Registros na Educação Infantil

40h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

30h

Total

420h

OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
EAD

Educação

Objetivos:

Nas últimas décadas, o direito de todos à educação vem sendo debatido de forma integral. Isso quer dizer que o sistema educacional, estratégias metodológicas e ações educacionais estão sendo revistas e atualizadas. Uma das principais mudanças é o foco na inclusão escolar. Veremos todos os contextos e abordagens referentes ao atendimento educacional especializado nos diferentes níveis e modalidades de ensino nesta pós-graduação.

Público alvo:

Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, Professores da Educação Iinclusiva, Psicologos, Fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na Educação Especial e/ou inclusiva.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Contexto da Educação Inclusiva e suas ações na sala de aula. 70h
Diretrizes que perpassam a Educação Inclusiva. 70h
Sala de Recursos no AEE. 70h
Deficiência intelectual, surdez, física, transtornos globais do Desenvolvimento, visual e baixa visão no AEE. 70h
Acessibilidade, recursos e flexibilizações. 70h
Processos de identificação dos alunos do ensino regular de ensino. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

A Base Nacional Comum Curricular já era prevista desde a Constituição de 1988. Contudo, apenas em 20 de dezembro de 2017, tivemos a homologação desse documento no Brasil, após amplos debates. O que é interessante percebermos aqui é a demora que ocorreu para o desenvolvimento de um documento tão importante, que contribui com a diminuição da desigualdade em relação aos aspectos da aprendizagem dos estudantes da educação básica.

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução, Legislação e Estrutura da Base Nacional Comum Curricular. 70h
Domínios e Competências da Base Nacional Comum Curricular. 70h
Competências Socioemocionais e a teoria das inteligências Múltiplas. 70h
Conceito de Neurociência e emoções I. 70h
Conceito de Neurociência e emoções II. 70h
Área da Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Aqui, o tema trata da EaD, em seu processo de transformação, saindo do contexto histórico para a contemporaneidade, transitando pelo âmbito social e cultural, político e institucional, que ocorre no contexto da educação, e quanto à intelectualidade e às tecnologias, que envolvem atualmente a educação de modo virtual. A
EaD foi conceituada historicamente por Zamlutti (2006), e sua obra foi inspiração para outras definições, a exemplo dos textos de Chermann e Bonini (2001, p. 17): Conceituamos educação a distância como uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem a partir da mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, veiculados pelos diversos meios de comunicação existentes. É importante pensar que a Educação a Distância tem um percurso histórico, conduzido por fatos que privilegiaram as ações formativas, possibilitando as condições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes em instituições de ensino, como fundadores e adeptos de uma nova modalidade de ensino.

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução à Formação em Educação a Distância. 70h
Os Fundamentos da prática pedagógica e a autoaprendizagem I. 70h
Os Fundamentos da prática pedagógica e a autoaprendizagem II. 70h
Teoria da Aprendizagem e Tecnologia na EAD. 70h
Docência e suas tecnologias digitais. 70h
Tendencias e contribuição à Formação em Educação a Distância. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Esta disciplina tem o propósito de oferecer várias possibilidades concretas de intervenção na realidade em diferentes contextos. Para tanto, buscamos entender os motivos pelos quais os jogos e as brincadeiras são relevantes, analisamos os aspectos simbólicos e a contribuição dessas manifestações para o desenvolvimento e, por fim, sugerimos atividades que exemplificam os conceitos abordados.

Público alvo:

Profissionais graduação nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Conceitos e Fundamentos dos Jogos e das brincadeiras. 70h
Jogar e brincar na infância. 70h
O contexto escolar: jogar e brincar. 70h
Educação Básica no Brasil. 70h
Jogos: inclusivos, eletrônicos, natureza, gênero e cooperativos. 70h
Aspectos culturais nos jogos: populares, cultura afro-brasileira, milenares de tabuleiro, cultura
indígena e oriental.
70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Esta pós-graduação tem por objetivo servir como material didático e proporcionar ao estudante um panorama geral da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em sua materialidade linguística, através de estudos voltados para questões estruturais, e ainda, em seus diversos espaços de circulação como produto cultural.

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução à Língua Brasileira de Sinais. 70h
Aspectos centrais para a compreensão do surdo. 70h
Teoria e prática. 70h
Aspectos gramaticais I. 70h
Aspectos gramaticais II. 70h
LIBRAS e seus contextos. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Vamos trazer nessa pós-graduação aspectos importantes relativos à utilização de tecnologias e novas metodologias que contribuam com o ensino da matemática. Essas novas formas de ensinar levam em consideração a atuação do estudante na sociedade, valorizando seu papel de cidadão.

Público alvo:

Profissionais licenciados em Ciências Exatas; Profissionais que possuem experiência como Professores e Educadores; Profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Conceito de tecnologia. 70h
Características das Tecnologias Digitais. 70h
Tecnologias e Ensino de Matemática I. 70h
Tecnologias e Ensino de Matemática II. 70h
Tecnologias e Ensino de Matemática III. 70h
Planejamento e aspectos da avaliação. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

A educação é um meio único para trazer mudanças sociais, porém, devido às diversas mudanças na sociedade, surge a necessidade de introduzir mudanças também no sistema educacional.

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Fundamentos das Metodologias Ativas. 70h
Educação e perspectiva das metodologias ativas. 70h
Conceito e contexto da cibercultura. 70h
Recursos e estratégias de ensino para a aplicação das Metodologias Ativas. 70h
Aspectos Conceituais e Históricos da Aprendizagem. 70h
Práticas de ensino e avaliação. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

O sistema nervoso (SN) é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC reúne as estruturas localizadas dentro do crânio e da coluna vertebral. Já gânglios e nervos, e demais partes do sistema nervoso constituem o SNP (Figura 1). O SN é constituído por neurônios e células da glia. O neurônio é uma unidade sinalizadora do SN e está adaptado para transmitir e processar sinais. Morfologicamente é composto de um corpo neural, em que estão localizados o núcleo e as organelas citoplasmáticas, por dendritos, que são prolongamentos que captam sinais de outros neurônios, e pelo axônio, que é um prolongamento longo que leva as mensagens de um neurônio para sítios mais distantes.

Público alvo:

Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, terateutas ocupacionais, professores e graduados de áreas afins com interesse no tema.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Conceitos da Neurociência. 70h
Conceitos sobre às Percepções. 70h
Conceitos das Funções Executivas. 70h
Neuroplasticidade. 70h
Diagnóstico do transtorno do espectro autista. 70h
Tratamentos para o Transtorno do Espectro Autista. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Esta pós-graduação irá apresentar um momento de reflexão sobre a neurociência na educação – esta ciência que enriquece nossa existência com múltiplas experiências, com inúmeras possibilidades de exploração, de sentimentos e de sensações. Uma diversidade de cores, aromas, sabores, dores, flores, folhas e frutos. Mas, sobretudo no entendimento da diversidade de pessoas, com inúmeras limitações e infinitas possibilidades. Esta diversidade, que faz deste planeta uma obra de arte pulsante e indescritível, também está presente em nossa sala de aula. Entretanto, nestas circunstâncias, nem sempre compreendemos a infinidade de possibilidades de aprendizagem, e contemplar ou explorar este inusitado conhecimento que a neurociência proporciona. O que nos leva, por diversas vezes, à sombra, às dúvidas e ao medo de fracassar.

Público alvo:

Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e areas afins, profissionais que atuam em em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Fundamentos da Neurociência. 70h
Bases Neurais: percepção, atenção e memória. 70h
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Linguagem. 70h
Distúrbios do desenvolvimento. 70h
Avaliação Neuropsicopedagógica. 70h
Análise e Intervenção Neuropsicopedagógica. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Esta pós-graudação tem como objetivo observar os impactos causados pela internet no comportamento do consumidor (transformando a maneira como o enxergamos) e nas estratégias de marketing dentro das empresas.

Público alvo:

Varejo, empresários, gestores, gerentes, coordenaores, pessoas que lidam com digital e querem aprofundar seus conhecimentos.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Conceitos de Marketing. 70h
Inbound Marketing. 70h
Marketing Digital e Marketing Tradicional. 70h
Ferramentas digitais. 70h
A Função do Neuromarketing dentro do design. 70h
Neuromarketing e o webdesign. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Nesta pós-graduação estudaremos: a educação hospitalar: as terminologias (pedagogia hospitalar, classe hospitalar, escola hospitalar) e os aspectos históricos da classe hospitalar no Brasil; políticas públicas e legislação para o atendimento escolar hospitalar e/ou domiciliar; prática pedagógica no contexto hospitalar: humanização na e da saúde, a escuta pedagógica/sensível, a rotina hospitalar e os cuidados básicos de saúde (higienização hospitalar); a relação entre a família, o hospital, a doença, o escolar hospitalizado e a escola; os conteúdos curriculares no ambiente hospitalar e/ou domiciliar; as metodologias de intervenção e organização das classes e no atendimento hospitalar e/ou domiciliar (espaço, horários, atividades, interferências e parcerias); o lúdico como estratégia; brinquedoteca hospitalar; contação de histórias; avaliação da aprendizagem e o pedagogo no hospital: a formação do professor para o trabalho pedagógico no ambiente hospitalar.

Público alvo:

Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais de nível superior interessados na área.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Aspectos Históricos da Escolarização Hospitalar. 70h
Os principais aspectos da Política Nacional de Humanização – PNH e suas diretrizes. 70h
A importância da relação entre professor, escola e família na Educação de Contexto Hospitalar. 70h
Planejamento, Metodologias e Avaliação Pedagógica. 70h
Conceitos relacionados à ludicidade e ao brincar. 70h
Atuação do Professor no Hospital. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Neste material, trataremos o conceito de psicomotricidade: o que é, como se deu seu surgimento e qual é a sua etimologia. Também resgataremos conceitos básicos da neurociência indispensáveis para o aprendizado e a aplicação da psicomotricidade no tratamento de pacientes.

Público alvo:

Profissionais das áreas da saúde e da educação interessados no processo de desenvolvimento humano.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Fundamentos da Psicomotricidade. 70h
Cognição, plasticidade cerebral e disfunções cerebrais. 70h
Vertentes e elementos básicos da Psicomotricidade. 70h
Psicomotricidade associada a Fisioterapia. 70h
Avaliação psicomotora equoterapia e a psicomotricidade. 70h
Práticas Psicomotoras. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Iremos discutir alguns aspectos históricos e conceituais acerca das tecnologias de uma forma geral, para que possamos refletir sobre as tecnologias assistivas, que se mostram como artefatos que viabilizam autonomia e acessibilidade para pessoas com deficiência. Ao tratar dessa temática, é importante pensar sobre o papel da
tecnologia no nosso próprio cotidiano, na sociedade e nas diferentes culturas. Da mesma forma, é necessário compreender o quanto os recursos tecnológicos influenciam nossas vivências, nossos relacionamentos e as formas de interagirmos uns com os outros.

Público alvo:

Professoras(es), Fonoaudiólogas(os), Terapeutas oupacionais, Psicólogas(os) e Fisioterapeutas.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução e Conceito da Tecnologia Assistiva e da Informação I. 70h
Introdução e Conceito da Tecnologia Assistiva e da Informação II. 70h
Educação Especial I. 70h
Educação Especial II. 70h
Tecnologias Assistivas e deficiência física, visual, surdez e instrumentos de apoio à Avaliação. 70h
Comunicação alternativa. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Saúde

Objetivos:

A farmacologia é definida como a ciência que estuda a interação das substâncias com os sistemas vivos por meio de processos químicos. Essas substâncias podem ser empregadas na profilaxia, no diagnóstico ou no tratamento de doenças (farmacologia médica); ou podem ser estudadas quanto ao seu potencial tóxico desejado ou não desejado em uma célula e em ecossistemas complexos por um ramo da farmacologia chamado de toxicologia (Katzung; Masters; Trevor, 2009).

Público alvo:

Enfermeiros e profissionais de áreas afins, que desejam expandir e atualizar os seus conhecimentos.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução a Farmacologia. 70h
Farmacocinética. 70h
Anatomia do Sistema Nervoso. 70h
Fármacos que agem no sistema respiratório, digestório e endócrino. 70h
Farmacologia dos antibacterianos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários e antineoplásicos. 70h
Toxicologia. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

A saúde brasileira, até 1988, trabalhava com uma gestão centralizada no estado. Com a elaboração da nova Constituição, na qual a saúde tornou-se um direito de todo cidadão e dever do estado, foi promulgada a Lei Orgânica n. 8.080/90 do Sistema Único de Saúde (SUS) com novas diretrizes de saúde no Brasil, descentralizando a gestão do SUS nas três esferas do governo, cada qual com suas responsabilidades distintas (Saúde, 1990).

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução e Legislação voltada a Gestão Pública na Saúde. 70h
Principais instrumentos para o planejamento na Saúde. 70h
Principais ferramentas utilizadas para o trabalho do gestor municipal de saúde. 70h
Formas de transferências no SUS. 70h
Regulação: complexo regulador. 70h
Auditoria do SUS. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:
  • Propiciar uma formação de qualidade diferenciada no âmbito da prática educacional do ensino regular, para a formação do educador no atendimento pedagógico especializado em hospitais e em domicílio.
  • Ampliar atitudes e valores éticos, políticos e sociais do profissional da Educação no ambiente hospitalar e domiciliar.
  • Promover uma ação qualificada, fundamentada nas atuais concepções envolvendo hospitalização, educação, adoecimento e a cura.
Público alvo:

Graduados em Pedagogia e profissionais das áreas de Educação e Saúde

Aulas:
Semanal de segunda-feira e quarta-feira das 19h00 às 22h00
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Os profissionais médicos veterinários que trabalham diariamente na rotina de plantão veterinário muitas vezes exercem múltiplas funções. Por conta disso, devem ter bagagem teórico-prática sempre atualizada, para que consigam lidar com as diversas situações de emergência/urgência na rotina clínica e hospitalar. O saber não deve se limitar apenas a conhecimentos da profissão; é preciso entender como se relacionar com a equipe de trabalho, com o paciente e com o cliente, já que cada vez mais os animais estão sendo considerados membros da família.

Público alvo:

Interessados e igressar na profissão de saúde veterinária, estudantes de medicina veterinária, futuros estudantes de medicina veterinária e profissionais que auxiliam médicos veterinários.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
A formação e o treinamento de uma equipe no plantão veterinário. 70h
Estrutura Ambulatorial: hospitalar na emergência veterinária. 70h
Atendimento ao paciente politraumatizado. 70h
Analgesia e controle da dor. 70h
Patologias. 70h
Monitorização dos pacientes hospitalizados. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

A farmacologia pode ser definida como o estudo dos efeitos dos fármacos no funcionamento de sistemas vivos. Um fármaco é definido como uma substância química que, quando administrada a um organismo vivo, produz um efeito biológico.

Público alvo:

Alunos de graduação de qualquer universidade dos cursos de biologia, biomedicina, biotecnologia, farmácia, medicina, psicologia e áreas afins.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução à Psicofarmacologia. 70h
Neurotransmissão química. 70h
Psicofarmacopsicoterapia (PFPT). 70h
Neurobiologia. 70h
Comorbidades em Transtornos Psiquiátricos. 70h
Interações Farmacológicas. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

A psicologia positiva é considerada um movimento (e não uma abordagem propriamente dita), que nasceu oficialmente no ano de 1998, das mãos do Dr. Martín Seligman, psicólogo norte-americano e, naquele ano, presidente da APA – American Psychological Association. Seligman é amplamente conhecido por sua teoria sobre a
desesperança aprendida, e se converteu, de maneira gradual, no porta voz dessa nova corrente, que propõe potencializar as forças humanas como amortecedores diante da adversidade.

Público alvo:

Destina-se a profissionais graduados na área de psicologia, pedagogia e enfermagem.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Definição, objetivos e pilares da Psicologia Positiva. 70h
Conceitos de Psicologia Positiva. 70h
Aplicações da psicologia positiva no âmbito clínico e organizacional. 70h
Aspectos da Psicologia Positiva no Campo Organizacional. 70h
Mindfulness e seus fundamentos I. 70h
Mindfulness e seus fundamentos II. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Assim como os demais transtornos, o do Espectro Autista tem múltiplos olhares, abordagens e interesses, incluindo controversas intrigantes, sendo que algumas delas serão abordadas nas aulas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem caminhos de análise na área da saúde, de políticas públicas, da família, da neurociência e outras tantas. Assim, temos a proposta de apresentar aspectos gerais deste transtorno do neurodesenvolvimento, desde o histórico de estudos e definições, passando pelas políticas públicas, principalmente aquelas com impactos na área educacional, trazendo elementos diagnósticos e de intervenção nos quais educadores e familiares tenham maior envolvimento.

Público alvo:

Pedagogia, Psicologia, Fonoauiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no trabalho com pessoas com TEA.

Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista. 70h
Diagnóstico e Tratamento no TEA. 70h
Tratamento e Avaliação para Intervenção. 70h
Escola e o Aluno, Características e o Plano de Ensino Individual I. 70h
Legislação e Políticas Públicas no TEA. 70h
A Escola e o Aluno, Características e o Plano de Ensino Individual II. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

O aumento da violência, os acidentes de trânsito, o envelhecimento populacional e a agudização das doenças crônicas evidenciam a importância dos serviços de urgência e emergência. A preservação da vida do paciente é a função principal desta modalidade em saúde que, no entanto, busca ainda assertividade no diagnóstico, o rápido tratamento e a prevenção de sequelas ou complicações.

Público alvo:

Enfermeiros e profissionais de áreas afins, que desejam expandir e atualizar os seus conhecimentos.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Conceitos sobre Urgência e Emergência. 70h
Avaliações e saúde. 70h
Urgências e emergências cardíacas. 70h
Urgências e emergências neurológicas. 70h
Urgências e emergências traumatológicas. 70h
Urgências e emergências clínicas. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Administração de negócios

Objetivos:

O curso de gestão de pessoas na área pública compreende vários aspectos, dentre eles: tendências e desafios na era digital; carreira do servidor público; gestão de pessoas no setor público e gestão de talentos; gestão de talentos como instrumento para a melhoria de desempenho; gestão de talentos como instrumento para a transformação e política governamental para gestão de pessoas. Todos eles serão abordados neste curso.

Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução à Gestão Pública e a gestão de pessoas e seus desafios na era digital. 70h
Servidor público protagonista da Gestão Pública. 70h
Gestão de pessoas e talentos. 70h
Gestão de talentos como ferramenta para melhoria de desempenho. 70h
Gestão de talentos e transformação organizacional. 70h
Planejamento Estratégico e gestão de Pessoas. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Este material busca discutir de que forma o Estado, dentro de suas funções e nas diferentes concepções acerca de seu papel no mundo contemporâneo, pode promover uma gestão pública de excelência, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Também vamos estudar como tais políticas podem ser adotadas enquanto políticas de governança.

Público alvo:

Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método cientifico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
O Estado e o mundo contemporâneo. 70h
Gestão Administrativa Participativa. 70h
Administração Pública e suas formas de Gestão. 70h
Introdução ao Orçamento Público. 70h
Estatuto das Cidades. 70h
Bases Legais da Gestão Pública. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Nos últimos anos, a sociedade tem vivenciado uma verdadeira revolução em seu modo de vida e nas formas de produção industrial. A chamada “Quarta Revolução Industrial” ou “Indústria 4.0” engloba uma gama de novas tecnologias que diariamente são aplicadas às mais diversas áreas, gerando meios mais produtivos e eficientes. Com isso, o setor industrial precisa se adequar e fazer essa transição de tecnologias, com o intuito de se tornar competitivo globalmente. Por isso, é tão importante entender quais são as novas tecnologias e seus impactos.

Público alvo:

Profissionais que possuem graduação e atuam no mercado preferencialmente nas áreas de Engenharia e Gestão Industrial.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
História das Revoluções Industriais. 70h
Energia e Industria 4.0. 70h
Inteligência Artificial: conceitos. 70h
Big Data. 70h
Tecnologias complementares. 70h
Manutenção Industrial. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Segundo Albuquerque (S.d.), a temática de segurança no ambiente de trabalho “pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador”.

Público alvo:

Profissionais das áreas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Recursos Humanos (RH), Departamento de Pessoal (DP) e todos aqueles que atuam na área de relações trabalhistas e previdenciárias.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Mínimo 6 meses
Matriz curricular:

DISCIPLINAS: C/H
Introdução voltada a Segurança do Trabalho. 70h
Objetivos da proteção e da fiscalização do direito à saúde e segurança no meio ambiente do trabalho 70h
Normas regulamentadoras. 70h
Equipamentos de proteção ao trabalhador. 70h
ISO 9000, Certificação Internacional, Saúde e Segurança no Trabalho. 70h
Introdução à Perícia Judicial do Trabalho. 70h
Carga horária Total 420h
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Presencial

Saúde

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Administração de negócios

Objetivos:

GERAIS

Atualizar profissionais desenvolvendo habilidades de liderança empresarial e realização profissional em todas as áreas.

ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre a Gestão de Negócios e Marketing em relação ao mercado, entender todo o processo interno de produção, bem como o conhecimento da estrutura e da organização (e a sua atuação como profissional).
  • Estabelecer estratégias administrativas empresariais relacionando ambiente interno e externo ao ambiente corporativo e os conceitos para se desenvolver estratégias corporativas de comercialização do produto/serviço;
  • Desenvolver habilidade analítica e estratégica interligadas a visão do mercado sobre a empresa, o produto, o processo, a embalagem, a distribuição etc. (logística). Entendendo toda a organização como sucesso da corporação;
Público alvo:

Profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam atuar nos processos de negócios ou comerciais nas empresas buscando conceitos e ferramentas para melhorar a performance e resultado efetivo.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Gestão e Teorias de Administração

30h

Gestão de marketing e Pesquisa de Mercado

40h

Gestão de Pessoas e Liderança

40h

Gestão da Qualidade e de Processos

40h

Gestão de Tecnologia e Inovação

40h

Gestão Financeira e Ambiente Econômico

40h

Gestão Internacional e Comércio Exterior

40h

Estratégia Empresarial e de Negociação

30h

Planejamento e Gestão de Projetos

30h

Empreendedorismo e Plano de Negócios

30h

Logística, Supply Chain e Operações

30h

Metodologia do Trabalho Científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS
Atualizar profissionais a gerenciar com pessoas as competências necessárias para uma atuação plena e produtiva na área de Gestão de Recursos Humanos.


ESPECÍFICOS

  • Atuar no planejamento e gerenciamento de pessoas dentro de uma organização, assim como nos diversos subsistemas de pessoas como: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento;
  • Contribuir para o enriquecimento comportamental e profissional das equipes de trabalho, dentro de um ambiente organizacional produtivo;
  • Atuar como líder na mobilização de pessoas e equipes na execução de atividades do cotidiano organizacional;
  • Gerenciar e promover a melhoria contínua de processos de RH com foco em resultados.
     

     

Público alvo:

Os profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam gerenciar pessoas e equipes com excelência.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Principais atividades:

O curso objetiva qualificar para o exercício da prática profissional de Gestão de Pessoas, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho. Também, objetiva contribuir na qualificação de profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando dinamizar a eficácia máxima à excelência da gestão das organizações no Brasil atendendo os CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), que está pautado em Informações e conhecimento; Liderança; Estratégia e planos; Processos; Pessoas; Clientes; Sociedade e Resultados. Como foco principal a formação de profissionais qualificados para investigar a própria prática de forma sistemática, por meio do uso do método científico, que consiga relacionar a teoria à prática transformando a realidade.

Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Modelos Contemporâneos de Gestão

30h

Ética e Direito nas Relações Profissionais

30h

Legislação e Rotinas Trabalhistas

40h

Comunicação Organizacional e Relações no Trabalho

40h

Gestão, Liderança e Remuneração Estratégica

40h

Planejamento, Captação e Seleção na Gestão de Pessoas

40h

Aprendizagem, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

40h

Desenvolvimento de Pessoas em Equipe

30h

Tecnologia e Comunicação em Recursos Humanos

40h

Planejamento Estratégico

30h

Estratégia de Negociação

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Contribuir para a identificação e para a compreensão das demandas da realidade social em suas várias dimensões, da sociedade brasileira, entendendo as exigências da sociedade moderna em reorganizar com instituições que desenvolvam programas sociais.


ESPECÍFICOS

  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação das várias políticas setoriais e transversais;
  • Desenhar projetos e avaliar as ações programadas;
  • Permitir a captação de recursos públicos e privados nas áreas sociais.
     

     

Público alvo:

Bacharéis e licenciados em ciências humanas, sociais e biológicas; psicólogos, historiadores, pedagogos, turismólogos, geógrafos, jornalistas, arquitetos, biólogos, ecólogos, bibliotecários, advogados consultores, coordenadores e gerentes de projetos sociais, agentes sociais e áreas afins.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Construção das Políticas Públicas: História e Sociedade

30h

Desafios Contemporâneos para o Trabalho Social e Científico

30h

Evolução dos Sistemas de Proteção Social no Brasil

30h

Noção de Direito Aplicado Área Social

30h

Gestão Financeira, Orçamentária e Captação de Recursos

30h

Implantação, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais

40h

Gestão do Capital Humano e Relações Interpessoais

40h

Teoria em Administração I: Organizações Sociais e Gestão Pública - Realidade e Perspectivas

40h

Teorias em Administração II: Fundamentos do Planejamento

40h

Tópicos Avançados em Análise Social I: Migrações, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade

40h

Tópicos Avançados em Análise Social II: Família, Criança, Adolescente e Processos de Envelhecimento

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS
Desenvolver habilidades para que o líder possa planejar, implantar e avaliar criticamente as práticas de gestão aplicadas em sua atuação profissional.


ESPECÍFICOS

  • Compreender e ampliar a competência como gestor em produzir conhecimentos sobre sua própria atuação de maneira reflexiva e crítica transformando constantemente suas práticas;
  • Refletir sobre a função do Gestor público como agente avaliador que contextualiza de modo crítico e transformador as organizações das instituições públicas;
  • Dinamizar ações no quadro de pessoal que compõe os funcionários, as distribuições dos recursos direcionado as repartições públicas e as possibilidades de mudanças dentro da legalidade da gestão pública.
     

     

Público alvo:

Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método científico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Introdução a Ética na Gestão Publica

30h

O Público e o Privado na Gestão Pública

30h

O Estado e os problemas contemporâneos

30h

Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro

30h

Políticas Públicas

40h

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

40h

Planejamento Estratégico Governamental: Estado Governo e Mercado

30h

Cultura e Mudanças Organizacional na Gestão Pública

40h

Redes Públicas e Cooperação em Ambiente Federativos

40h

Gestão Operacional e logística

40h

Plano Plurianual e Orçamento Público

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.