Pós-graduação

A pós-graduação (Lato Sensu) da Faculdade Academus - FAAC tem o intuito de contribuir com a capacitação profissional para os discente que já finalizaram a graduação e que almejam continuar seus estudos ou mesmo adquirir mais conhecimento em seu campo de atuação, ou tornar-se um especialista na área de sua escolha. A FAAC oferece mais de 20 cursos presenciais de especialização, aperfeiçoamento e extensão todos reconhecidos e credenciados pelo MEC e conta com um corpo docente qualificado entre Especialistas, Mestres e Doutores. Os cursos de pós-graduação da FAAC são realizados sempre em parcerias com grandes instituições de Ensino, sendo elas Nacionais e Internacionais. Acesse já e transforme sua vida!

Presencial

Educação

Objetivos:

Gerais

Compreender a alfabetização como processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.

Específicos

  • Compreender a alfabetização como processo do desenvolvimento cognitivo;
  • Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de intervenção adequados à transformação e a conquista no ambiente estimulador de aprendizagens significativas.
Público alvo:

Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicomotricistas e graduados na área da Educação e áreas a fins.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

Matriz Curricular

C/H

Concepção e organização da alfabetização no Brasil

30h

Base Nacional Comum Curricular, Alfabetização e Letramento

30h

Alfabetização e Letramento, Psicogênese da linguagem Oral e Escritas e as Teorias da Aprendizagem

30h

Avaliação e Registros no processo de Alfabetização

30h

Metodologias e concepções de Ensino Aprendizagem

30h

Alfabetização, Letramento e psicomotricidade – Corpo, Gestos e Movimentos.

40h

Alfabetização, Letramento no Ensino da Língua Portuguesa e Ciências Humanas

40h

Alfabetização, Letramento, Linguagem Matemática e Ciências da Natureza

40h

Alfabetização, Letramento e os recursos digitais

40h

Alfabetização, Letramento e Inclusão

40h

Alfabetização, Letramento de Jovens e Adultos

40h

 Metodologia da pesquisa científica

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

420h

OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD:  420h em 12 meses.

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Capacitar os profissionais para o Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais e/ou centros de Atendimento Educacional Especializado, aprimorando, também à formação de professores que atuam nas salas de aula comuns, proporcionando o acesso a conhecimentos e subsídios para uma prática pedagógica qualificada como criação de projetos e ações pedagógicas em torno da inclusão.

Público alvo:

Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, professores da educação inclusiva, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na educação especial e/ou inclusiva. 

Carga horária:
600 horas
Duração:
15 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

Disciplinas

  • Estruturas Curriculares: História da Educação Brasileira/ Modelos e Organização de Currículo na Educação Básica
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusão Escolar
  • Aspectos Legais e Pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado
  • Deficiência Intelectual / Transtornos de Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Espectros Autista/ Altas Habilidades
  • Práticas de Ensino para Deficiente Intelectual: Matemática, Leitura e Escrita.
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como Proposta Pedagógica para o Aprendizado do Deficiente Intelectual.
  • Deficiência Auditiva e Surdez
  • Deficiência Física e Deficiências Múltiplas
  • Planejamento, Recursos e Atividades para A.E. E
  • Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo)
  • Deficiência Visual, Surdocegueira
  • Acessibilidades e Tecnologias Assistiva
  • Práticas Pedagógicas em AEE I e II
  • Trabalho de Conclusão de Curso
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Pensar a Modalidade do Ensino Superior, desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior.


ESPECÍFICOS

  •  Desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior pensando sobre a importância das pesquisas, da atualização de conteúdos e das vivências de práticas educacionais próprias para o ensino superior, considerando que o público atendido, nesta Modalidade, terá atuação direta no mercado de trabalho como especialistas.
  • Atualizar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendem exercer funções relacionadas à docência no Ensino Superior.
Público alvo:

Profissionais de nível superior, de diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Docência do Ensino Superior.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros por mês) das 19h às 22h)
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Superior

30h

Políticas de Gestão e Legislação da Educação

30h

Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional

30h

Filosofia e Sociologia Aplicada a Educação

40h

Práticas Interdisciplinares e Implementação de Projetos Pedagógicos

30h

Trajetória da Educação Inclusiva

40h

Fundamentos da Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar

40h

Metodologia da Pesquisa Científica

30h

Práticas, Metodologias e Avaliação da Aprendizagem

40h

Propostas Pedagógicas e Planejamento do Trabalho Docente

40h

Mídias e as Relações com o Ensino/Aprendizagem

40h

Estratégias e Recursos Didáticos

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.


ESPECÍFICOS

  • Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
  • Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
  • Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Público alvo:

Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) das 19h às 22h
Aulas:
Um sábado por mês das 08h às 17h - Durante a semana período noturno (3 encontros mensais) das 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História do Pensamento Ambiental

30h

Relação Sociedade e Meio Ambiente

40h

Ética, Educação Ambiental e Cidadania

40h

Sociedade e Desenvolvimento Sustentável

40h

Formação Docente para a Diversidade

40h

Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação

40h

Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar

40h

Educação Ambiental e Qualidade de Vida

40h

Educação Ambiental e Currículo

40h

Metodologias e Projetos de Educação Ambiental

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação.


ESPECÍFICOS

  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
  • Analisar as necessidades educacionais especiais em suas especificidades.
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.

Carga horária:
420 horas
Duração:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Inclusiva

30h

Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação

30h

Educação Inclusiva e Diversidade

30h

Educação Inclusiva e Salas de Recursos

40h

Deficiências Múltiplas

40h

Deficiência Auditiva

40h

Deficiência Visual

40h

Deficiência Intelectual

40h

Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais e Intelectuais

40h

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

30h

Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

Atualizar e capacitar profissionais para o trabalho cotidiano da docência, em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.

Público alvo:

Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem de algum na educação de crianças. 

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

Disciplinas

  • História e Fundamentos da Educação Infantil
  • Diversidade e Inclusão
  • Psicologia do Desenvolvimento Infantil
  • Teorias da Aprendizagem
  • Metodologia do Trabalho Científico 
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Ensino da Matemática
  • Ensino de Artes e suas Linguagens
  • Literatura Infantil
  • Corpo, Movimento e Psicomotricidade
  • Planejamento, Execução e Avaliação na Educação Infantil
  • Trabalho de Conclusão e Curso
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Promover o contato com temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo.


ESPECÍFICOS

  • Conhecer a história da comunidade surda;
  • Conhecer a história da comunidade surda;
  • Conhecer a história da Escrita de Sinais e sua importância para a comunidade surda;
  • Desenvolver a expressão corporal e atenção visual; 
  • Refletir sobre o processo educacional do sujeito surdo: propostas e metodologias; 
  • Conhecer as Políticas Públicas da Educação de Surdos.
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Carga horária:
600 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
1 Sábado por mês das 08h às 17h ou 2 encontros na semana das 19h às 22h
Coordenação:

Professor Mestrando Abner Silva Xavier

Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

A História e Cultura Surda

20h

Aspectos Biológicos da Surdez / Implante Clocear / Relações Interpessoais da Pessoa Surda

20h

Metodologia de Ensino em Libras L1 e L2

30h

Introdução a Linguística da Libras

20h

Surdocegueira e as Formas de Comunicação

30h

Libras no Ensino de Alunos Surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e EJA

30h

Libras no Ensino de Alunos Surdos no Ensindo Findamental II e Ensino Médio

30h

Estrutura Teórica e Prática do TCC (ARTIGO)

20h

Metodologia de Ensino para Surdos

20h

Didática e Ensino para Alunos Surdos com Múltiplas Deficiências

30h

Práticas de Libras I

30h

Didática e Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesas como L2 pa Alunos Surdos

30h

Letramento e Alfabetização

20h

Metodologia do Ensino de Matemática para Surdos 

30h

Práticas de Libras II

30h

Atuação, Ética e Legislação do Interlocutor e do Tradutor Intérprete em Sala de Aula

30h

Atividades Complementares

100h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

60h

Total

600h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:
  • Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
  • Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
  • Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
  • Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
  • Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
  • Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.  
Público alvo:

Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.

Carga horária:
600 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional 

30h

Metodologia da pesquisa científica

30h

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência

40h

Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva

40h

Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem

30h

Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo

30h

Educação do Deficiente Auditivo

30h

Educação e Deficiência Intelectual

30h

Funções Conativas, Executivas e Cognitivas

30h

Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos

40h

Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção

40h

Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem

30h

Trabalho de conclusão de curso (artigo)

 

Total da carga horária das disciplinas

400h

Estágio Supervisionado Clínico

200h

Total

600h

OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD:  420h em 12 meses

Módulo 1= 140h (4 meses);

Módulo 2 = 250h (5 meses);

Módulo 3 = 110h (3meses).

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

O Curso de Especialização em Psicomotricidade da Faculdade Academus - FAAC é composto por um conteúdo programático bem completo, abrangendo as principais áreas do conhecimento e os saberes necessários, com carga horária adequada, para uma sólida formação de um Psicomotricista. Os professores do nosso curso têm larga experiência nos temas ministrados, bem como, específica formação na área da Psicomotricidade para uma perfeita conexão dos conteúdos científicos visando a constituição integral do profissional de Psicomotricidade.

Carga horária:
600 horas
Duração:
24 meses
Matriz curricular:

Disciplinas

 

  • Estudo da Organização Física do Corpo Humano
  • Cinesiologia e Fisiologia do Movimento
  • Estudo Neurocientífico do desenvolvimento Humano
  • Gênese, filogênese e Ontogênese da Psicomotricidade
  • Psicomotricidade e suas Bases Neurofuncionais
  • Desenvolvimento Psicomotor Humano
  • Envelhecimento e GerontoPsicomotricidade
  • Desenvolvimento Psicológico e Afetividade
  • Desenvolvimento da Fala e Pré requisitos da Alfabetização
  • Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Bioética e Sigilo Profissional
  • Estudo Social e Familiar Brasileiro
  • Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Bioética e Sigilo Profissional
  • Estudo Social e Familiar Brasileiro
  • Aprendizagem e Prática Psicomotora
  • Práticas Psicomotoras na Escola
  • Práticas Psicomotoras na Clínica
  • Sensibilização e Técnicas da Psicomotricidade
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Supervisão
  • Apresentação do TCC
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:
  • Fornecer arcabouço teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto Institucional e Clínico Psicopedagógico.
  • Garantir condições para que o Psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
  • Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
  • Formar profissionais aptos a fornecer aos professores fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
  • Propagar fundamentos teóricos – práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
  • Propiciar fundamentos teóricos- práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Clínica.
  • Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o Psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Público alvo:

Pedagogos, Psicólogos, Profissionais de Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Neuropedagogia, Psicomotricidade e graduados em outras áreas.

Carga horária:
720 horas
Duração:
18 meses
Aulas:
Um sábado por mês das 8h às 17h - Durante a semana período noturno (três encontros por mês das 19h às 22h)
Matriz curricular:

Disciplinas

DISCIPLINA HORAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 40
INTRODUÇÃO, ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO VOLTADA A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 60
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM 40
REABILITAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA 30
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 30
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM 30
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA 30
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA MATEMÁTICA 30
TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 30
RELAÇÕES FAMILIARES: VÍNCULO AFETICO E APRENDIZAGEM 20
PSICOGERONTOLOGIA 40
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL 40
ESTUDO DE CASO I: INSTITUCIONAL 50
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA 40
ESTUDO DE CASO II: CLÍNICO 50
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - INSTITUCIONAL 100
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CLÍNICO 100
CARGA HORÁRIA TOTAL: 800
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Saúde

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Administração de negócios

Objetivos:

GERAIS

Atualizar profissionais desenvolvendo habilidades de liderança empresarial e realização profissional em todas as áreas.

ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre a Gestão de Negócios e Marketing em relação ao mercado, entender todo o processo interno de produção, bem como o conhecimento da estrutura e da organização (e a sua atuação como profissional).
  • Estabelecer estratégias administrativas empresariais relacionando ambiente interno e externo ao ambiente corporativo e os conceitos para se desenvolver estratégias corporativas de comercialização do produto/serviço;
  • Desenvolver habilidade analítica e estratégica interligadas a visão do mercado sobre a empresa, o produto, o processo, a embalagem, a distribuição etc. (logística). Entendendo toda a organização como sucesso da corporação;
Público alvo:

Profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam atuar nos processos de negócios ou comerciais nas empresas buscando conceitos e ferramentas para melhorar a performance e resultado efetivo.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses
Aulas:
Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Gestão e Teorias de Administração

30h

Gestão de marketing e Pesquisa de Mercado

40h

Gestão de Pessoas e Liderança

40h

Gestão da Qualidade e de Processos

40h

Gestão de Tecnologia e Inovação

40h

Gestão Financeira e Ambiente Econômico

40h

Gestão Internacional e Comércio Exterior

40h

Estratégia Empresarial e de Negociação

30h

Planejamento e Gestão de Projetos

30h

Empreendedorismo e Plano de Negócios

30h

Logística, Supply Chain e Operações

30h

Metodologia do Trabalho Científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS
Atualizar profissionais a gerenciar com pessoas as competências necessárias para uma atuação plena e produtiva na área de Gestão de Recursos Humanos.


ESPECÍFICOS

  • Atuar no planejamento e gerenciamento de pessoas dentro de uma organização, assim como nos diversos subsistemas de pessoas como: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento;
  • Contribuir para o enriquecimento comportamental e profissional das equipes de trabalho, dentro de um ambiente organizacional produtivo;
  • Atuar como líder na mobilização de pessoas e equipes na execução de atividades do cotidiano organizacional;
  • Gerenciar e promover a melhoria contínua de processos de RH com foco em resultados.
     

     

Público alvo:

Os profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam gerenciar pessoas e equipes com excelência.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Principais atividades:

O curso objetiva qualificar para o exercício da prática profissional de Gestão de Pessoas, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho. Também, objetiva contribuir na qualificação de profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando dinamizar a eficácia máxima à excelência da gestão das organizações no Brasil atendendo os CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), que está pautado em Informações e conhecimento; Liderança; Estratégia e planos; Processos; Pessoas; Clientes; Sociedade e Resultados. Como foco principal a formação de profissionais qualificados para investigar a própria prática de forma sistemática, por meio do uso do método científico, que consiga relacionar a teoria à prática transformando a realidade.

Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Modelos Contemporâneos de Gestão

30h

Ética e Direito nas Relações Profissionais

30h

Legislação e Rotinas Trabalhistas

40h

Comunicação Organizacional e Relações no Trabalho

40h

Gestão, Liderança e Remuneração Estratégica

40h

Planejamento, Captação e Seleção na Gestão de Pessoas

40h

Aprendizagem, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

40h

Desenvolvimento de Pessoas em Equipe

30h

Tecnologia e Comunicação em Recursos Humanos

40h

Planejamento Estratégico

30h

Estratégia de Negociação

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS

Contribuir para a identificação e para a compreensão das demandas da realidade social em suas várias dimensões, da sociedade brasileira, entendendo as exigências da sociedade moderna em reorganizar com instituições que desenvolvam programas sociais.


ESPECÍFICOS

  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação das várias políticas setoriais e transversais;
  • Desenhar projetos e avaliar as ações programadas;
  • Permitir a captação de recursos públicos e privados nas áreas sociais.
     

     

Público alvo:

Bacharéis e licenciados em ciências humanas, sociais e biológicas; psicólogos, historiadores, pedagogos, turismólogos, geógrafos, jornalistas, arquitetos, biólogos, ecólogos, bibliotecários, advogados consultores, coordenadores e gerentes de projetos sociais, agentes sociais e áreas afins.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Construção das Políticas Públicas: História e Sociedade

30h

Desafios Contemporâneos para o Trabalho Social e Científico

30h

Evolução dos Sistemas de Proteção Social no Brasil

30h

Noção de Direito Aplicado Área Social

30h

Gestão Financeira, Orçamentária e Captação de Recursos

30h

Implantação, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais

40h

Gestão do Capital Humano e Relações Interpessoais

40h

Teoria em Administração I: Organizações Sociais e Gestão Pública - Realidade e Perspectivas

40h

Teorias em Administração II: Fundamentos do Planejamento

40h

Tópicos Avançados em Análise Social I: Migrações, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade

40h

Tópicos Avançados em Análise Social II: Família, Criança, Adolescente e Processos de Envelhecimento

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAIS
Desenvolver habilidades para que o líder possa planejar, implantar e avaliar criticamente as práticas de gestão aplicadas em sua atuação profissional.


ESPECÍFICOS

  • Compreender e ampliar a competência como gestor em produzir conhecimentos sobre sua própria atuação de maneira reflexiva e crítica transformando constantemente suas práticas;
  • Refletir sobre a função do Gestor público como agente avaliador que contextualiza de modo crítico e transformador as organizações das instituições públicas;
  • Dinamizar ações no quadro de pessoal que compõe os funcionários, as distribuições dos recursos direcionado as repartições públicas e as possibilidades de mudanças dentro da legalidade da gestão pública.
     

     

Público alvo:

Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método científico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.

Carga horária:
420 horas
Duração:
12 meses / Sábado das 08h às 17h - semana (2 encontros mensais) 19h às 22h
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Introdução a Ética na Gestão Publica

30h

O Público e o Privado na Gestão Pública

30h

O Estado e os problemas contemporâneos

30h

Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro

30h

Políticas Públicas

40h

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

40h

Planejamento Estratégico Governamental: Estado Governo e Mercado

30h

Cultura e Mudanças Organizacional na Gestão Pública

40h

Redes Públicas e Cooperação em Ambiente Federativos

40h

Gestão Operacional e logística

40h

Plano Plurianual e Orçamento Público

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
EAD

Educação

Objetivos:

GERAIS

Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.


ESPECÍFICOS

  • Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
  • Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
  • Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Público alvo:

Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.

Carga horária:
420 horas
Duração:
11 meses (de 03/02 a 18/12/2020)
Aulas:
100% Online na plataforma EAD
Principais atividades:

O curso EAD está estruturado em TRÊS MÓDULOS, com objetivos de:

Módulo 1: Reflete interrelação entre ambiente físico e a vida na Terra, a noção de cidadania ambiental, considerando a relação moderna e necessária entre conceito clássico de Cidadania e sua relação com os fenômenos da globalização e da transnacionalidade.

Módulo 2: Analisa conceitos de educação e diversidade curricular, a formação docente e as diversas perspectivas de atuação, a legislação e as políticas públicas que tratam o tema.

Módulo 3: Conhecer as concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que vêm procurando conhecer e explicar a importânica da Educação Ambiental na formação do cidadão e na construção da cidadania como tratado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os dois primeiros módulos têm duração de quatro meses cada um e estão organizados em 04 Núcleos Temáticos, já o terceiro módulo tem duração de 3 meses e está organizado em 3 Núcleos Temáticos.

Todos os módulos apresentam subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamento sobre os temas, fórum de debates, postagem de atividades e orientações para a construção do TCC (Artigo Conclusivo).

TCC - Trabalho de Conclusão do Curso poderá ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.

Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História do Pensamento Ambiental

30h

Relação Sociedade e Meio Ambiente

40h

Ética, Educação Ambiental e Cidadania

40h

Sociedade e Desenvolvimento Sustentável

40h

Formação Docente para a Diversidade

40h

Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação

40h

Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar

40h

Educação Ambiental e Qualidade de Vida

40h

Educação Ambiental e Currículo

40h

Metodologias e Projetos de Educação Ambiental

40h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

Total

420h

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.

Inscreva-se: https://faculdadeacademusead.com.br/enrol/index.php?id=6

Objetivos:

GERAL

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;

ESPECÍFICOS

  • Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
  • Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
  • Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.
Público alvo:

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.

Duração:
6 meses
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos da Educação Inclusiva

30h

Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação

30h

Educação Inclusiva e Diversidade

30h

Educação Inclusiva e salas de recursos

40h

Deficiências Múltiplas

40h

Deficiências Auditiva

40h

Deficiência Visual

40h

Deficiência Intelectual

40h

Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais

40h

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

30h

Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem

30h

Metodologia do trabalho científico

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros

Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.
Objetivos:

GERAL

Atualizar e instrumentalizar os profissionais para atuar em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as estruturas e funcionamentos da Educação Infantil, como a criança foi entendida ao longo da história, como as Leis foram sendo escritas e como a Educação foi sendo organizada para os pequenos ser atendidos na instituição escolar.
  • Analisar conceitos que envolvem os eixos de conhecimento na Educação Infantil, quais são os campos de experiencia tratado na BNCC e como pode ser trabalhado na Educação Infantil.
  • Apresentar concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que explicam a importância da estrutura da Educação Infantil na formação do cidadão. Entender a necessidade do Planejamento e da didática utilizada em sala de aula.
Público alvo:

Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem na educação de crianças.

Carga horária:
420 horas
Duração:
03/02/2020 a 18/12/2020 (11 meses)
Matriz curricular:

MATRIZ CURRICULAR

C/H

História e fundamentos da educação infantil 

30h

Diversidade e inclusão

40h

Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem

40h

Linguagem oral e escrita

30h

Natureza e sociedade

30h

Literatura Infantil

40h

Ensino da matemática

30h

Ensino de artes e suas linguagens   

40h

Corpo, movimento e psicomotricidade

40h

Atividade Lúdica na Educação Infantil

40h

Planejamento, execução e avaliação na educação infantil

30h

Metodologia do trabalho científico 

30h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO)

 

TOTAL

 420h

 

 

Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.

Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.

TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.

Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis

Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.

Documentos para matrícula:
  • Cópia do diploma autenticado;
  • Cópia do diploma simples;
  • 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
  • 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
  • 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada; 
  • 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
  • 2 cópias do Título de eleitor.