Pós-graduação
A pós-graduação (Lato Sensu) da Faculdade Academus - FAAC tem o intuito de contribuir com a capacitação profissional para os discente que já finalizaram a graduação e que almejam continuar seus estudos ou mesmo adquirir mais conhecimento em seu campo de atuação, ou tornar-se um especialista na área de sua escolha. A FAAC oferece mais de 20 cursos presenciais de especialização, aperfeiçoamento e extensão todos reconhecidos e credenciados pelo MEC e conta com um corpo docente qualificado entre Especialistas, Mestres e Doutores. Os cursos de pós-graduação da FAAC são realizados sempre em parcerias com grandes instituições de Ensino, sendo elas Nacionais e Internacionais. Acesse já e transforme sua vida!
Educação
Gerais
Compreender a alfabetização como processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.
Específicos
- Compreender a alfabetização como processo do desenvolvimento cognitivo;
- Concluir que o professor alfabetizador é o elemento dinamizador de todo o processo educativo sendo responsável pela elaboração de procedimentos de intervenção adequados à transformação e a conquista no ambiente estimulador de aprendizagens significativas.
Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicomotricistas e graduados na área da Educação e áreas a fins.
Matriz Curricular |
C/H |
---|---|
Concepção e organização da alfabetização no Brasil |
30h |
Base Nacional Comum Curricular, Alfabetização e Letramento |
30h |
Alfabetização e Letramento, Psicogênese da linguagem Oral e Escritas e as Teorias da Aprendizagem |
30h |
Avaliação e Registros no processo de Alfabetização |
30h |
Metodologias e concepções de Ensino Aprendizagem |
30h |
Alfabetização, Letramento e psicomotricidade – Corpo, Gestos e Movimentos. |
40h |
Alfabetização, Letramento no Ensino da Língua Portuguesa e Ciências Humanas |
40h |
Alfabetização, Letramento, Linguagem Matemática e Ciências da Natureza |
40h |
Alfabetização, Letramento e os recursos digitais |
40h |
Alfabetização, Letramento e Inclusão |
40h |
Alfabetização, Letramento de Jovens e Adultos |
40h |
Metodologia da pesquisa científica |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Capacitar os profissionais para o Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais e/ou centros de Atendimento Educacional Especializado, aprimorando, também à formação de professores que atuam nas salas de aula comuns, proporcionando o acesso a conhecimentos e subsídios para uma prática pedagógica qualificada como criação de projetos e ações pedagógicas em torno da inclusão.
Professores da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, professores da educação inclusiva, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na educação especial e/ou inclusiva.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Estruturas Curriculares: História da Educação Brasileira/ Modelos e Organização de Currículo na Educação Básica |
40 |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusão Escolar |
40 |
Aspectos Legais e Pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado |
40 |
Deficiência Intelectual / Transtornos de Aprendizagem |
40 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
40 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Espectros Autista/ Altas Habilidades |
40 |
Práticas de Ensino para Deficiente Intelectual: Matemática, Leitura e Escrita. |
40 |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como Proposta Pedagógica para o Aprendizado do Deficiente Intelectual. |
40 |
Deficiência Auditiva e Surdez |
40 |
Deficiência Física e Deficiências Múltiplas |
40 |
Planejamento, Recursos e Atividades para A.E. E |
40 |
Deficiência Visual, Surdocegueira |
40 |
Acessibilidades e Tecnologias Assistiva |
40 |
Práticas Pedagógicas em AEE I e II |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
|
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Pensar a Modalidade do Ensino Superior, desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades e competências para atuação como docente no Ensino Superior pensando sobre a importância das pesquisas, da atualização de conteúdos e das vivências de práticas educacionais próprias para o ensino superior, considerando que o público atendido, nesta Modalidade, terá atuação direta no mercado de trabalho como especialistas.
- Atualizar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendem exercer funções relacionadas à docência no Ensino Superior.
Profissionais de nível superior, de diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Docência do Ensino Superior.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Superior |
30h |
Políticas de Gestão e Legislação da Educação |
30h |
Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional |
30h |
Filosofia e Sociologia Aplicada a Educação |
40h |
Práticas Interdisciplinares e Implementação de Projetos Pedagógicos |
30h |
Trajetória da Educação Inclusiva |
40h |
Fundamentos da Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar |
40h |
Metodologia da Pesquisa Científica |
30h |
Práticas, Metodologias e Avaliação da Aprendizagem |
40h |
Propostas Pedagógicas e Planejamento do Trabalho Docente |
40h |
Mídias e as Relações com o Ensino/Aprendizagem |
40h |
Estratégias e Recursos Didáticos |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
ESPECÍFICOS
- Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
- Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
- Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História do Pensamento Ambiental |
30h |
Relação Sociedade e Meio Ambiente |
40h |
Ética, Educação Ambiental e Cidadania |
40h |
Sociedade e Desenvolvimento Sustentável |
40h |
Formação Docente para a Diversidade |
40h |
Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação |
40h |
Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar |
40h |
Educação Ambiental e Qualidade de Vida |
40h |
Educação Ambiental e Currículo |
40h |
Metodologias e Projetos de Educação Ambiental |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação.
ESPECÍFICOS
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar as necessidades educacionais especiais em suas especificidades.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação |
30h |
Educação Inclusiva e Diversidade |
30h |
Educação Inclusiva e Salas de Recursos |
40h |
Deficiências Múltiplas |
40h |
Deficiência Auditiva |
40h |
Deficiência Visual |
40h |
Deficiência Intelectual |
40h |
Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais e Intelectuais |
40h |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem |
30h |
Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Atualizar e capacitar profissionais para o trabalho cotidiano da docência, em instituições de educação infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 5 anos.
Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem de algum na educação de crianças.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História e fundamentos da educação infantil |
30h |
Diversidade e inclusão |
40h |
Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem |
40h |
Linguagem oral e escrita |
30h |
Natureza e sociedade |
30h |
Literatura Infantil |
40h |
Ensino da matemática |
30h |
Ensino de artes e suas linguagens |
40h |
Corpo, movimento e psicomotricidade |
40h |
Atividade Lúdica na Educação Infantil |
40h |
Planejamento, execução e avaliação na educação infantil |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.
Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis
Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Considerando os termos do artigo 64 da Lei de diretrizes e Bases da Educação 9394/96, este curso trata da capacitação de profissionais para atuação como Gestores no âmbito Escolar, com base em três dimensões: a) capacidade estratégica para desempenho nos eixos administrativo e técnico, b) qualificação para a análise das políticas públicas educacionais e seus reflexos na realidade na escola, e c) incentivar a pesquisa como fonte de compreensão dos conflitos e problemas relativos à gestão escolar.
Professores, profissionais da área da educação, coordenação, direção e supervisão entre outros.
DISCIPLINAS |
C/H |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA POLÍTICA E SOCIEDADE |
50h |
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO ESCOLAR |
60h |
ESCOLA E SOCIEDADE |
60h |
ÉTICA EDUCACIONAL |
50h |
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO |
60h |
PLANEJAMENTO E TEORIA DO CURRICULO |
60h |
CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS |
60h |
PROFISSÃO DOCENTE |
50h |
METODOLOGIA CIENTÍFICA / ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
50h |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INCLUSÃO |
60h |
GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO |
50h |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM |
60h |
AVALIAÇÃO FORMATIVA E INSTITUCIONAL |
60h |
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO |
50h |
GESTÃO EDUCACIONAL: SUPERVISÃO ESCOLAR |
50h |
GESTÃO, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E LIDERANÇA |
50h |
GESTÃO EDUCACIONAL: COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO |
60h |
GESTÃO EDUCACIONAL: FINANCEIRA |
50h |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
100h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
|
TOTAL |
1100h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Promover o contato com temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo.
ESPECÍFICOS
- Conhecer a história da comunidade surda;
- Conhecer a história da comunidade surda;
- Conhecer a história da Escrita de Sinais e sua importância para a comunidade surda;
- Desenvolver a expressão corporal e atenção visual;
- Refletir sobre o processo educacional do sujeito surdo: propostas e metodologias;
- Conhecer as Políticas Públicas da Educação de Surdos.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
A História e Cultura Surda |
20h |
Aspectos Biológicos da Surdez / Implante Clocear / Relações Interpessoais da Pessoa Surda |
20h |
Metodologia de Ensino em Libras L1 e L2 |
30h |
Introdução a Linguística da Libras |
20h |
Surdocegueira e as Formas de Comunicação |
30h |
Libras no Ensino de Alunos Surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e EJA |
30h |
Libras no Ensino de Alunos Surdos no Ensindo Findamental II e Ensino Médio |
30h |
Estrutura Teórica e Prática do TCC (ARTIGO) |
20h |
Metodologia de Ensino para Surdos |
20h |
Didática e Ensino para Alunos Surdos com Múltiplas Deficiências |
30h |
Práticas de Libras I |
30h |
Didática e Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesas como L2 pa Alunos Surdos |
30h |
Letramento e Alfabetização |
20h |
Metodologia do Ensino de Matemática para Surdos |
30h |
Práticas de Libras II |
30h |
Atuação, Ética e Legislação do Interlocutor e do Tradutor Intérprete em Sala de Aula |
30h |
Atividades Complementares |
100h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
60h |
Total |
600h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Graduados em Pedagogia, Psicopedagogos, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos Da Neurociência |
30h |
Psicologia Do Desenvolvimento E Neurociência |
20h |
Introdução A Filosofia Da Mente |
30h |
Neuroanatomia E Neurofisiologia |
30h |
Funções Executivas Superiores |
30h |
Neuroquímica |
30h |
Neuroplasticidade E Aprendizagem Motora |
30h |
Neuropsicologia E Distúrbios Neurológicos E Psiquiátricos |
60h |
Psicofarmacologia |
30h |
Bases Neuronais E Aprendizagem |
30h |
Tópicos Em Neurociências E Práticas Psicopedagógicas |
50h |
Metodologia do trabalho científico |
20h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
30h |
TOTAL |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Explicar a intersecção entre a neurociência, psicologia e a pedagogia, por meio do conhecimento das relações neuropsicopedagógicas inerentes ao processo de aprendizagem;
- Entender como ocorrem os mecanismos cerebrais referentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros;
- Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potencializar a aprendizagem;
- Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
- Identificar os principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
- Desenvolver e aplicar, na prática diária de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogos, profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogos, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e graduados no Ensino Superior nas áreas a fins ligadas à Educação e Saúde.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos Ética e Atuação Profissional |
30h |
Metodologia da pesquisa científica |
30h |
Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Psicofarmacologia e Neurociência |
40h |
Neurociências Aplicada a Educação e Educação Inclusiva |
40h |
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem |
30h |
Educação do deficiente visual, físico e Múltiplo |
30h |
Educação do Deficiente Auditivo |
30h |
Educação e Deficiência Intelectual |
30h |
Funções Conativas, Executivas e Cognitivas |
30h |
Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagogica tratando da convivência em Contextos Coletivos |
40h |
Neuropsicopedagogia e transtornos de aprendizagem: Avaliação e Intervenção |
40h |
Metodologia da Pesquisa, estudo de caso da aprendizagem |
30h |
Trabalho de conclusão de curso (artigo) |
|
Total da carga horária das disciplinas |
400h |
Estágio Supervisionado Clínico |
200h |
Total |
600h |
OBS: Organização Matriz Curricular oferecido em EaD: 420h em 12 meses
Módulo 1= 140h (4 meses);
Módulo 2 = 250h (5 meses);
Módulo 3 = 110h (3meses).
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
O Curso de Especialização em Psicomotricidade da Faculdade Academus - FAAC é composto por um conteúdo programático bem completo, abrangendo as principais áreas do conhecimento e os saberes necessários, com carga horária adequada, para uma sólida formação de um Psicomotricista. Os professores do nosso curso têm larga experiência nos temas ministrados, bem como, específica formação na área da Psicomotricidade para uma perfeita conexão dos conteúdos científicos visando a constituição integral do profissional de Psicomotricidade.
Disciplinas
- Estudo da Organização Física do Corpo Humano
- Cinesiologia e Fisiologia do Movimento
- Estudo Neurocientífico do desenvolvimento Humano
- Gênese, filogênese e Ontogênese da Psicomotricidade
- Psicomotricidade e suas Bases Neurofuncionais
- Desenvolvimento Psicomotor Humano
- Envelhecimento e GerontoPsicomotricidade
- Desenvolvimento Psicológico e Afetividade
- Desenvolvimento da Fala e Pré requisitos da Alfabetização
- Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
- Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
- Bioética e Sigilo Profissional
- Estudo Social e Familiar Brasileiro
- Síndromes e Transtornos do Desenvolvimento
- Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
- Bioética e Sigilo Profissional
- Estudo Social e Familiar Brasileiro
- Aprendizagem e Prática Psicomotora
- Práticas Psicomotoras na Escola
- Práticas Psicomotoras na Clínica
- Sensibilização e Técnicas da Psicomotricidade
- Metodologia da Pesquisa Científica e Supervisão
- Apresentação do TCC
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Fornecer arcabouço teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto Institucional e Clínico Psicopedagógico.
- Propiciar condições para que o Psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
- Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
- Formar profissionais aptos a fornecer aos professores fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
- Propagar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
- Propiciar fundamentos teóricos-práticos para o Psicopedagogo na área de Psicopedagogia Clínica.
- Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o Psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Pedagogos, Psicólogos, Profissionais de Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Neuropedagogia, Psicomotricidade e graduados em outras áreas.
Disciplinas
DISCIPLINA | HORAS |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 40 |
INTRODUÇÃO, ÉTICA PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO VOLTADA A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL | 60 |
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | 40 |
REABILITAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | 30 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 30 |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 |
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM | 30 |
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA | 30 |
PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA MATEMÁTICA | 30 |
TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL | 30 |
RELAÇÕES FAMILIARES: VÍNCULO AFETICO E APRENDIZAGEM | 20 |
PSICOGERONTOLOGIA | 40 |
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL | 40 |
ESTUDO DE CASO I: INSTITUCIONAL | 50 |
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA | 40 |
ESTUDO DE CASO II: CLÍNICO | 50 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - INSTITUCIONAL | 100 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CLÍNICO | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 800 |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Saúde
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Administração de negócios
GERAIS
Atualizar profissionais desenvolvendo habilidades de liderança empresarial e realização profissional em todas as áreas.
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a Gestão de Negócios e Marketing em relação ao mercado, entender todo o processo interno de produção, bem como o conhecimento da estrutura e da organização (e a sua atuação como profissional).
- Estabelecer estratégias administrativas empresariais relacionando ambiente interno e externo ao ambiente corporativo e os conceitos para se desenvolver estratégias corporativas de comercialização do produto/serviço;
- Desenvolver habilidade analítica e estratégica interligadas a visão do mercado sobre a empresa, o produto, o processo, a embalagem, a distribuição etc. (logística). Entendendo toda a organização como sucesso da corporação;
Profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam atuar nos processos de negócios ou comerciais nas empresas buscando conceitos e ferramentas para melhorar a performance e resultado efetivo.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Gestão e Teorias de Administração |
30h |
Gestão de marketing e Pesquisa de Mercado |
40h |
Gestão de Pessoas e Liderança |
40h |
Gestão da Qualidade e de Processos |
40h |
Gestão de Tecnologia e Inovação |
40h |
Gestão Financeira e Ambiente Econômico |
40h |
Gestão Internacional e Comércio Exterior |
40h |
Estratégia Empresarial e de Negociação |
30h |
Planejamento e Gestão de Projetos |
30h |
Empreendedorismo e Plano de Negócios |
30h |
Logística, Supply Chain e Operações |
30h |
Metodologia do Trabalho Científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Atualizar profissionais a gerenciar com pessoas as competências necessárias para uma atuação plena e produtiva na área de Gestão de Recursos Humanos.
ESPECÍFICOS
- Atuar no planejamento e gerenciamento de pessoas dentro de uma organização, assim como nos diversos subsistemas de pessoas como: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento;
- Contribuir para o enriquecimento comportamental e profissional das equipes de trabalho, dentro de um ambiente organizacional produtivo;
- Atuar como líder na mobilização de pessoas e equipes na execução de atividades do cotidiano organizacional;
- Gerenciar e promover a melhoria contínua de processos de RH com foco em resultados.
Os profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, para micro e pequenos empresários e para graduados de outras áreas que pretendam gerenciar pessoas e equipes com excelência.
O curso objetiva qualificar para o exercício da prática profissional de Gestão de Pessoas, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho. Também, objetiva contribuir na qualificação de profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando dinamizar a eficácia máxima à excelência da gestão das organizações no Brasil atendendo os CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), que está pautado em Informações e conhecimento; Liderança; Estratégia e planos; Processos; Pessoas; Clientes; Sociedade e Resultados. Como foco principal a formação de profissionais qualificados para investigar a própria prática de forma sistemática, por meio do uso do método científico, que consiga relacionar a teoria à prática transformando a realidade.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Modelos Contemporâneos de Gestão |
30h |
Ética e Direito nas Relações Profissionais |
30h |
Legislação e Rotinas Trabalhistas |
40h |
Comunicação Organizacional e Relações no Trabalho |
40h |
Gestão, Liderança e Remuneração Estratégica |
40h |
Planejamento, Captação e Seleção na Gestão de Pessoas |
40h |
Aprendizagem, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas |
40h |
Desenvolvimento de Pessoas em Equipe |
30h |
Tecnologia e Comunicação em Recursos Humanos |
40h |
Planejamento Estratégico |
30h |
Estratégia de Negociação |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Contribuir para a identificação e para a compreensão das demandas da realidade social em suas várias dimensões, da sociedade brasileira, entendendo as exigências da sociedade moderna em reorganizar com instituições que desenvolvam programas sociais.
ESPECÍFICOS
- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação das várias políticas setoriais e transversais;
- Desenhar projetos e avaliar as ações programadas;
- Permitir a captação de recursos públicos e privados nas áreas sociais.
Bacharéis e licenciados em ciências humanas, sociais e biológicas; psicólogos, historiadores, pedagogos, turismólogos, geógrafos, jornalistas, arquitetos, biólogos, ecólogos, bibliotecários, advogados consultores, coordenadores e gerentes de projetos sociais, agentes sociais e áreas afins.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Construção das Políticas Públicas: História e Sociedade |
30h |
Desafios Contemporâneos para o Trabalho Social e Científico |
30h |
Evolução dos Sistemas de Proteção Social no Brasil |
30h |
Noção de Direito Aplicado Área Social |
30h |
Gestão Financeira, Orçamentária e Captação de Recursos |
30h |
Implantação, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais |
40h |
Gestão do Capital Humano e Relações Interpessoais |
40h |
Teoria em Administração I: Organizações Sociais e Gestão Pública - Realidade e Perspectivas |
40h |
Teorias em Administração II: Fundamentos do Planejamento |
40h |
Tópicos Avançados em Análise Social I: Migrações, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade |
40h |
Tópicos Avançados em Análise Social II: Família, Criança, Adolescente e Processos de Envelhecimento |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAIS
Desenvolver habilidades para que o líder possa planejar, implantar e avaliar criticamente as práticas de gestão aplicadas em sua atuação profissional.
ESPECÍFICOS
- Compreender e ampliar a competência como gestor em produzir conhecimentos sobre sua própria atuação de maneira reflexiva e crítica transformando constantemente suas práticas;
- Refletir sobre a função do Gestor público como agente avaliador que contextualiza de modo crítico e transformador as organizações das instituições públicas;
- Dinamizar ações no quadro de pessoal que compõe os funcionários, as distribuições dos recursos direcionado as repartições públicas e as possibilidades de mudanças dentro da legalidade da gestão pública.
Profissionais de nível superior dos setores público e privado, que tenham interesse em ampliar sua base de conhecimento mediada pelo método científico. Diferentes áreas do conhecimento, que pretendam atuar nos processos de Gestão Pública.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Introdução a Ética na Gestão Publica |
30h |
O Público e o Privado na Gestão Pública |
30h |
O Estado e os problemas contemporâneos |
30h |
Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro |
30h |
Políticas Públicas |
40h |
Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública |
40h |
Planejamento Estratégico Governamental: Estado Governo e Mercado |
30h |
Cultura e Mudanças Organizacional na Gestão Pública |
40h |
Redes Públicas e Cooperação em Ambiente Federativos |
40h |
Gestão Operacional e logística |
40h |
Plano Plurianual e Orçamento Público |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Educação
GERAIS
Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências passíveis de atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
ESPECÍFICOS
- Construir conceitos sobre Educação Ambiental (EA), por meio das abordagens e marcos teóricos na área, incluindo a efetiva participação em projetos a serem desenvolvidos na rede escolar;
- Compreender e desenvolver a consciência política e ecológica sobre o estilo de vida e o impacto sobre os ecossistemas, desenvolvendo senso de responsabilidade e repensando práticas de consumo e hábitos consumistas que impactam o meio ambiente.
- Auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos a serem trabalhados em sala de aula visando o desenvolvimento sustentável.
Educadores, pedagogos, agentes comunitários, organizações não governamentais, empresas que atuam em áreas de meio ambiente e demais profissionais com interesses em expandir conhecimento sobre o tema meio ambiente.
O curso EAD está estruturado em TRÊS MÓDULOS, com objetivos de:
Módulo 1: Reflete interrelação entre ambiente físico e a vida na Terra, a noção de cidadania ambiental, considerando a relação moderna e necessária entre conceito clássico de Cidadania e sua relação com os fenômenos da globalização e da transnacionalidade.
Módulo 2: Analisa conceitos de educação e diversidade curricular, a formação docente e as diversas perspectivas de atuação, a legislação e as políticas públicas que tratam o tema.
Módulo 3: Conhecer as concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que vêm procurando conhecer e explicar a importânica da Educação Ambiental na formação do cidadão e na construção da cidadania como tratado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os dois primeiros módulos têm duração de quatro meses cada um e estão organizados em 04 Núcleos Temáticos, já o terceiro módulo tem duração de 3 meses e está organizado em 3 Núcleos Temáticos.
Todos os módulos apresentam subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamento sobre os temas, fórum de debates, postagem de atividades e orientações para a construção do TCC (Artigo Conclusivo).
TCC - Trabalho de Conclusão do Curso poderá ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História do Pensamento Ambiental |
30h |
Relação Sociedade e Meio Ambiente |
40h |
Ética, Educação Ambiental e Cidadania |
40h |
Sociedade e Desenvolvimento Sustentável |
40h |
Formação Docente para a Diversidade |
40h |
Múltiplas Competências pra os Profissionais de Educação |
40h |
Relações disciplinares e a Educação Ambiental: Multi, Pluri, Inter e Trandisciplinar |
40h |
Educação Ambiental e Qualidade de Vida |
40h |
Educação Ambiental e Currículo |
40h |
Metodologias e Projetos de Educação Ambiental |
40h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
|
Total |
420h |
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
Inscreva-se: https://faculdadeacademusead.com.br/enrol/index.php?id=6
GERAL
Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade, contextualizando historicamente sobre as políticas públicas no contexto da Educação;
ESPECÍFICOS
- Refletir a Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
- Analisar o desafio da desigualdade social e educacional e as mudanças dos paradigmas, a inclusão e as reformas da escola;
- Analisar as necessidades Educacionais Especiais em suas especificidades.
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que almeje atuar em salas de recursos e ambientes escolares ou contextos escolares que requeiram intervenções educativas ou em outras instituições.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação |
30h |
Educação Inclusiva e Diversidade |
30h |
Educação Inclusiva e salas de recursos |
40h |
Deficiências Múltiplas |
40h |
Deficiências Auditiva |
40h |
Deficiência Visual |
40h |
Deficiência Intelectual |
40h |
Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais |
40h |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem |
30h |
Inclusão e as Diferentes Linguagens no Ensino/Aprendizagem |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de dois meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de dois meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso. Elaboração do curso:
Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)
Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros
Tutor: Prof.ª Esp. Malu Góis
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.
GERAL
ESPECÍFICOS
- Conhecer as estruturas e funcionamentos da Educação Infantil, como a criança foi entendida ao longo da história, como as Leis foram sendo escritas e como a Educação foi sendo organizada para os pequenos ser atendidos na instituição escolar.
- Analisar conceitos que envolvem os eixos de conhecimento na Educação Infantil, quais são os campos de experiencia tratado na BNCC e como pode ser trabalhado na Educação Infantil.
- Apresentar concepções teóricas sobre pesquisa e os principais procedimentos metodológicos que explicam a importância da estrutura da Educação Infantil na formação do cidadão. Entender a necessidade do Planejamento e da didática utilizada em sala de aula.
Profissionais formados em nível superior, professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigente de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação; recreadores e profissionais com grau universitário que atuem na educação de crianças.
MATRIZ CURRICULAR |
C/H |
História e fundamentos da educação infantil |
30h |
Diversidade e inclusão |
40h |
Psicologia do desenvolvimento e Teorias da aprendizagem |
40h |
Linguagem oral e escrita |
30h |
Natureza e sociedade |
30h |
Literatura Infantil |
40h |
Ensino da matemática |
30h |
Ensino de artes e suas linguagens |
40h |
Corpo, movimento e psicomotricidade |
40h |
Atividade Lúdica na Educação Infantil |
40h |
Planejamento, execução e avaliação na educação infantil |
30h |
Metodologia do trabalho científico |
30h |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) |
|
TOTAL |
420h |
Módulo 1: contem 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 2: contém 4 núcleos temáticos com duração de quatro meses.
Módulo 3: contém 4 Núcleos temáticos com duração de três meses.
TCC – Trabalho conclusão de curso pode ser entregue no prazo máximo de até um mês após o término do curso.
Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva – Malu Góis
Tutora: Prof.ª. Esp. Malu Góis.
- Cópia do diploma autenticado;
- Cópia do diploma simples;
- 2 cópias do histórico do Ensino Superior autenticadas;
- 2 cópias simples do RG *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples do CPF *Não é aceito CNH;
- 2 cópias simples da Certidão de Nascimento/Casamento;
- 2 cópias do comprovante de residência com CEP e atualizada;
- 2 Fotos 3x4 *Foto recente;
- 2 cópias do Título de eleitor.