Cursos livres

Curso de extensão

Nome: Desenho Infantil: O que sua boca não diz a sua mão desenha

Área do conhecimento: Educação

Duração: três meses/Carga horária total de 80 horas.

Periodicidade:(de acordo com a agenda decide as datas).

Metodologia de ensino: Presencial, EAD e Híbrido.

Público-alvo:

Profissionais de Educação: Professor, Professor Coordenador, Psicopedagogos, Arteterapeutas, Gestor e outros profissionais responsáveis por crianças.

Justificativa:

O desenho é uma maneira de se comunicar, é a linguagem que independe da idade, todos podem se expressar, é o inconsciente contando o que a boca não consegue falar. Com traços, formas e cores os sentimentos são revelados.

No caso da criança o desenho pode ser um veículo de comunicação com o adulto, e também o idoso. Por isso, a importância dos profissionais próximos a esse público em conhecer como essa comunicação acontece, como os sentimentos podem ser revelados nos desenhos.

Apresentação do curso

Certamente você já sabe da importância da BNCC - Base Nacional Comum Curricular para a adequação dos currículos e de como esse documento define as competências, habilidades, bem com os conhecimentos que devem ser ensinados em todas as escolas do país. Mas, adequar seu planejamento e suas práticas nem sempre é simples. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso “Dialogando com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular” para juntos cumprir essa missão.

O objetivo da Academus é auxiliar você a entender a organização do documento BNCC e, adequar o seu trabalho ao mínimo dos conteúdos que estão dispostos para a Educação Básica. Entender a concepção de Educação Integral baseada no desenvolvimento de habilidades e competências.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em QUATRO MÓDULOS:

  • 1º Módulo: Observação do desenho infantil a partir de suas simbologias;
  • 2º Módulo: Expressando por meio de desenhos: o que sua boca não fala sua mão desenha;
  • 3º Módulo: Símbolos e Simbologias no desenho infantil;
  • 4º Módulo: : Localização/ Projeção por meio do desenho;

Organização dos módulos

Cada Módulo terá seus subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem das atividades e orientações para essas atividades.

O curso é oferecido para que você possa refletir sobre a importância do desenho na comunicação infantil, como a criança pode ser compreendida por meio dos seus desenhos, das cores e das formas.

Desenho Infantil: O que sua boca não diz a sua mão desenha

Objetivos

Geral

Compreender o desenho pelo viés da Arteterapia, observando as simbologias contidas nos espaços, nas formas e nas cores das figuras que compõem um desenho.

Específicos

  • Entender o desenho infantil como uma forma de linguagem que expressa o que vai no subconsciente;
  • Observar os desenhos pelo viés interdisciplinar da Arteterapia;
  • Conhecer os pressupostos da teoria Junguiana ;
  • Compreender a importância do desenho como revelador dos sentimentos;
  • Entender que o desenho é uma representação do inconsciente;
  • Considerar os incontáveis símbolos revelados nos desenhos;
  • Analisar os símbolos e as simbologias contidas no desenho;
  • Avaliar a localização representada por meio dos elementos do desenho como demonstração de pertencimento, de projeção em relação ao espaço e tempo;
  • Analisar comportamentos por meio dos desenhos, a comunicação dos sentimentos retratada nos espaços, cores, formas e traços.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Observação do desenho infantil a partir de suas simbologias.

20h

Se expressando por meio de desenhos: o que sua boca não fala sua mão desenha

20h

Símbolos /simbologias no desenho infantil

20h

Localização/Projeção por meio do desenho

20h

TOTAL

80h

Escritora: Nancy Rabello

APRESENTAÇÃO DO CURSO.:

Certamente você já sabe da importância da BNCC - Base Nacional Comum Curricular para a adequação dos currículos e de como esse documento define as competências, habilidades, bem com os conhecimentos que devem ser ensinados em todas as escolas do país. Mas, adequar seu planejamento e suas práticas nem sempre é simples. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso “Dialogando com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular” para juntos cumprir essa missão.

O objetivo da Academus é auxiliar você a entender a organização do documento BNCC e, adequar o seu trabalho ao mínimo dos conteúdos que estão dispostos para a Educação Básica. Entender a concepção de Educação Integral baseada no desenvolvimento de habilidades e competências.

JUSTIFICATIVA.:

Dia 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica para todas as instituições educacionais do Brasil.
Considerando a necessidade da adequação dos currículos ao documento da Base Nacional Curricular a FAAC – Academus oferece o curso de modo que seja reconhecido suas práticas em sala de aula e como pode ser integrado as vivências, ao planejamento e ao documento da BNCC.

PÚBLICO-ALVO.:

Profissionais de Educação: Professor, Professor Coordenador, Gestor

Área do conhecimento.: Educação

Duração.: seis semanas/Carga horária total de 60 horas.

Periodicidade.: 06/03 a 17/04/2020.

Modalidade.: Presencial

Nome: EAD - Higiene e saúde começa na Infância

Área do conhecimento: Educação

Duração: oito semanas/ Carga horária total de 80 horas.

Periodicidade: 04/05 a 31/06/2020.

Valor do curso: R$ 100,00 ou 2 x de R$ 50,00

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Profissionais de Educação: Professor, Professor Coordenador, Gestor, Profissionais que trabalham com crianças.

Justificativa:

Educar visando hábitos saudáveis e de higiene corporal é ponto fundamental nas escolas. Os profissionais precisam aplicar metodologias ativas em sala de aula, possibilitando aos estudantes práticas participativas sobre a importância da higiene nos cuidados da saúde do corpo e da mente.

O trabalho com o grupo carece de práticas concretas, para que seja possível, além de entender a importância da higiene corporal (física e mental), alimentar e do ambiente para a saúde, também precisam conhecer o como fazer essas higienizações.

A presença do educador com metodologias ativas, que possibilita o aprender e o aprender fazendo torna imprescindível e fundamental, facilita a apropriação do conhecimento científico de modo a respeitar o próprio corpo é valorizar hábitos saudáveis. Esses hábitos que contribuem com a própria sociedade, com a saúde pública, só serão possíveis se tratados desde a infância.

O objetivo principal do curso, é apresentar além do conhecimento teórico sobre higiene e saúde no desenvolvimento da criança, também visa propor práticas que podem ser trabalhadas em sala de aula e que desenvolva o ensino aprendizagem desse público que está em fase inicial da aprendizagem sistematizada.

Apresentação do curso

Certamente você já sabe da importância em trabalhar com a temática higiene e saúde na escola. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso – “Higiene saúde começam na Infância” para juntos entender a importância do assunto e como pode ser na prática exercitado em sala de aula.

O objetivo da Academus é auxiliar você a entender como pode ser trabalhado com o tema “Higiene e Saúde” e que os hábitos já começam na infância, e que esse trabalho pode ter bases em conhecimentos científicos, e também auxilia na alfabetização dos anos iniciais. Entender o tema e como pode ser desenvolvido em sala de aula, atendendo as exigências da Base Nacional Comum Curricular é o caminho para melhorar a qualidade do Ensino Integral.

Estrutura do curso

O curso está organizado em um total de 80h, essas horas estão divididas em 8 semanas.

Em cada semana, é apresentado subsídios teóricos para auxiliar o cursista no preparo de planos de aulas e o planejamento da aula será aplicado ao longo da semana e concluído com a apresentação do trabalho.

Finalizando as 08 (oito) semanas, a avaliação final do curso será com uma apresentação conclusiva de todas as aplicações dos planos de aulas e como as teorias contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos práticos.

O curso então, está dividido em duas partes: teórica e prática.

Objetivos

Geral

Apresentar conhecimentos teórico e científicos sobre higiene e saúde no desenvolvimento da criança e práticas de aprendizagem a ser trabalhadas em sala de aula.

Específicos

  • Entender a complexidade da Higiene e Saúde nos aspectos objetivos e subjetivos (saúde física e mental);
  • Compreender a função da Higiene e saúde no desenvolvimento orgânico da criança;
  • Conhecer práticas de trabalho sobre o tema higiene e saúde que auxiliam no desenvolvimento cognitivo desde a infância;
  • Desenvolver planos de aulas com o tema higiene e saúde, para trabalhos em sala de aula de modo adequado a BNCC;
  • Refletir o que é higiene e saúde na Educação Infantil e como trabalhar com esse público;
  • Analisar a Educação Fundamental, as necessidades e comportamentos dessa modalidade de Ensino e as metodologias que podem ser aplicadas em sala de aula;
  • Entender a importância da avaliação e dos registros em sala de aula para o processo ensino aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Higiene e saúde na infância

10h

Higiene, saúde e desenvolvimento orgânico

10h

Higiene, saúde e desenvolvimento cognitivo

10h

Desenvolvendo hábitos saudáveis: Planejando aula

10h

Educação e saúde na Educação Infantil

15h

Higiene e saúde no Ensino Fundamental

15h

Avaliação do Curso: Apresentando resultados

10h

TOTAL

80h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis) - Especialista em Educação Ambiental

Biólogo: Eliandro Gonçalves Ferreira - Especialista em microbiologia

Nome: EAD - Dialogando com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Área do conhecimento: Educação

Duração: três meses/Carga horária total de 60 horas.

Periodicidade: 03/02 a 13/03/2020.

Valor do curso: R$ 100,00

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Profissionais de Educação: Professor, Professor Coordenador, Gestor.

Justificativa:

Dia 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica para todas as instituições educacionais do Brasil.

Considerando a necessidade da adequação dos currículos ao documento da Base Nacional Curricular a FAAC – Academus oferece o curso de modo que seja reconhecido suas práticas em sala de aula e como pode ser integrado as vivências, ao planejamento e ao documento da BNCC.

Apresentação do curso

Certamente você já sabe da importância da BNCC - Base Nacional Comum Curricular para a adequação dos currículos e de como esse documento define as competências, habilidades, bem com os conhecimentos que devem ser ensinados em todas as escolas do país. Mas, adequar seu planejamento e suas práticas nem sempre é simples. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso “Dialogando com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular” para juntos cumprir essa missão.

O objetivo da Academus é auxiliar você a entender a organização do documento BNCC e, adequar o seu trabalho ao mínimo dos conteúdos que estão dispostos para a Educação Básica. Entender a concepção de Educação Integral baseada no desenvolvimento de habilidades e competências.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em SEIS MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Estrutura da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Educação Básica;
  • 2º Módulo: Educação Infantil na BNCC;
  • 3º Módulo: Ensino Fundamental II na BNCC;
  • 4º Módulo: Ensino Fundamental II na BNCC;
  • 5º Módulo: Ensino Médio na BNCC;
  • 6º Módulo: : Adequação dos Currículos à BNCC.

Organização dos módulos

Cada Módulo terá duração de uma semana com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem das atividades e orientações para essas atividades.

O curso é oferecido em 06 semanas para que você possa ampliar seu conhecimento e adequar seu planejamento e suas práticas ao documento da BNCC.

EAD - Dialogando com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Objetivos

Geral

O curso tem como Objetivo entender a estrutura do Documento BNCC – Base Nacional Comum Curricular, como a Educação Básica está organizada no texto e como as habilidades e competências se apresentam em cada etapa da Educação Básica.

Específicos

  • Entender o propósito do documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC na formação humana integral e como está organizado o texto;
  • Compreender a Educação Infantil como uma modalidade de Educação Básica e os seus Campos de Experiências divididos por idades;
  • Analisar o Ensino Fundamental I, suas habilidades e competências nesta etapa da Educação Básica;
  • Analisar o Ensino Fundamental II, e como as habilidades e competências das disciplinas específicas se conversam de modo interdisciplinar na BNCC;
  • Entender o Ensino Médio como uma modalidade da Educação Básica, suas habilidades e Competências para o mundo do trabalho;
  • Refletir sobre o que e como os currículos podem ser adequados à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Estrutura da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Educação Básica.

10h

Educação Infantil na BNCC.

10h

Ensino Fundamental I na BNCC.

10h

Ensino Fundamental II na BNCC.

10h

Ensino Médio na BNCC.

10h

Adequação dos Currículos à BNCC.

10h

TOTAL

60h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Pedagoga: Miriam Aparecida Marques

Tutor: Profª Esp. Malu Góis

Nome: EAD - Comunicação e Relacionamento no mercado de trabalho

Área do conhecimento: Comunicação e relacionamento

Duração: um mês/Carga horária total de 30 horas.

Periodicidade: 02/03 a 03/04/2020.

Valor do curso: R$ 100,00 ou 2 x de R$ 50,00 (1 mais 1).

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Para todos aqueles que desejam um desenvolvimento pessoal. Também aos profissionais que necessitam interagir no ambiente de trabalho com o grupo e com clientes.

Justificativa:

O Curso está estruturado para trabalhar os desafios da interação com líderes, equipe, fornecedores e clientes. A Comunicação e o relacionamento por serem grandes obstáculos para a empresa e para o trabalhador, a FAAC oferece ajuda no entendimento do que é mercado de trabalho globalizado, o que significa trabalho em equipe, o que pode ser melhorado para que haja respeito e convivência harmoniosa e produtiva no trabalho em grupo.

Apresentação do curso

Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações são as relações interpessoais. Este curso oferece ferramentas que possibilitam o cultivo das emoções mais saudáveis. A interação entre líderes, equipe e clientes em uma empresa é o caminho para o sucesso.

Por ser essas relações conflituosa, a Faculdade Academus – FAAC preparou esse curso que vai ajudar a equipe a entender o funcionamento da comunicação e seus impactos nas relações do trabalho, orientar, dar e receber feedback de modo assertivo no mercado de trabalho.

Estrutura do curso

O curso está dividido em oito (08) temas, cada tema tem seu desdobramento que possibilita ao participante uma preparação consciente sobre a importância da equipe e do funcionamento da comunicação e seus impactos nas relações do trabalho, do como interagir com a equipe e com os clientes que a equipe atenderá.

EAD - Comunicação e Relacionamento no mercado de trabalho

Objetivos

Geral

Preparar e conscientizar sobre a importância da equipe e entender o funcionamento da comunicação e seus impactos nas relações do trabalho.

Específicos

  • Refletir e Comprometer-se com as ações planejadas e mudança apresentadas por ele próprio e pelo grupo;
  • Entender a importância da comunicação no fortalecimento da equipe de trabalho;
  • Vivenciar o processo de comunicação assertiva, aprendendo novas estratégias de como pode ser utilizado a interação de modo eficaz e produtivo;
  • Compreender o funcionamento dos relacionamentos interpessoais no trabalho e aprender a lidar de modo positivo com os conflitos;
  • Entender o que é feedback e aprender a utilizá-lo de modo produtivo nas relações;
  • Entender que todo o trabalho em equipe é em prol do cliente e que este é de fato quem precisa estar satisfeito.
  1. Interatividade nos espaços corporativos.
  2. Competência e Comunicação.
  3. Inteligência e assertividade.
  4. Relacionamento, comunicação e percepções.
  5. Relacionamentos produtivos no trabalho.
  6. Habilidades sociais e profissional.
  7. Feedback e os impactos nas relações interpessoais.
  8. Estilos de relacionamentos interpessoais.

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Psicopedagogo e Psicanalista: Fernando Marcelo de Barros

Tutor: Profª Esp. Malu Góis

Nome: EAD - Matemática ativa: jogos como instrumento de aprendizagem

Área do conhecimento: Educação

Duração: três meses/Carga horária total de 120 horas.

Periodicidade: 04/05 a 31/07/2020.

Valor do curso: R$ 200,00 ou 4 x de R$ 50,00 (1 mais 3).

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Professores dos anos iniciais e professores de matemática.

Justificativa:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) recomendam a utilização de jogos no ensino de matemática, porém, não orientam o professor em relação ao modo como pode ser encaminhado o trabalho pedagógico antes ou após o jogo, quais contribuições o jogo pode trazer para um ambiente escolar e quais habilidades pode desenvolver nos alunos.

Sendo então um grande desafio, o trabalho com a Matemática. O objetivo do curso está em auxiliar o professor a conhecer propostas de trabalho com jogos e brincadeiras nos anos iniciais, utilizando o jogo como disparador de situações problemas e auxiliando o aluno a vivenciar brincando a função social de conceitos matemáticos. Também tem como objetivo pensar a estrutura dos planejamentos e propor o uso de recursos lúdico na aula, reconhecendo o desenvolvimento de habilidades e competências que estão ligadas à Matemática, como raciocínio lógico e o enfrentamento de situações-problema.

Apresentação do curso

Entendendo que a matemática está presente no cotidiano de todas as pessoas de maneira direta ou indireta, mesmo que não haja consciência sobre isso, o conhecimento matemático é a base para o raciocínio lógico, para a organização cotidiana, para a convivência e a construção da sociedade.

Apesar da importância do conhecimento Matemático não é tão simples a construção consciente desse conhecimento, não é tão simples o desenvolvimento de habilidades em sala de aula de modo ao aluno deve aplicar o saber matemático. Considerando a importância e a complexidade em trabalhar conceitos matemáticos com crianças nos anos iniciais, a FAAC – Academus oferece o Curso de extensão Matemática Ativa: Jogos como Instrumento de Aprendizagem com o objetivo de contextualizar a conceitos aliando atividades lúdicas com a aprendizagem, despertando o interesse pelo tema.

O curso foi pensado com base nas teorias que apontam que aprender matemática é reconhecer os conceitos em materiais concretos. As pesquisas foram realizadas nas salas de aula pela mestranda professora Juliana Ribeiro Andrade, e pela idealizadora desse curso a Pedagoga Maria Luzia de Góis Silva.

O curso tem como objetivo unir teoria e prática, sendo a teoria o subsídio da prática que possibilita uma didática muito mais dinâmica. Pensando nas Metodologias ativas que coloca o aluno como centro da aprendizagem e o professor como orientador. O curso foi estruturado para que a Matemática seja entendida e aplicada por meio de jogos e brincadeiras, contextualizando sempre a teoria à prática, do conhecimento ao uso social.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em SEIS MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Organização do Sistema Numérico, como se organiza e qual a utilidade do Sistema numérico no cotidiano;
  • 2º Módulo: Matemática, Jogos e Brincadeiras como por meio desses recursos pode desenvolver habilidades para que os alunos entendam conceitos matemáticos;
  • 3º Módulo: Organização do Sistema Numérico: as Operações Matemática, atividades lúdicas que trabalha operações os conceitos operacionais de modo dinâmico;
  • 4º Módulo: Operações Matemática e Cálculo Mental, trabalhando com jogos que possibilitam questões disparadoras para que o educando compreenda além dos logaritmos;
  • 5º Módulo: Formas Geométricas: Comunicação e Expressão, aproximando os conceitos próprio da matemática ao cotidiano da criança. Formas Geométricas é Comunicação e Expressão cultural;
  • 6º Módulo: Matemática e jogos, trabalhar as questões sociais do conceito da operação; propor o manuseio de materiais que garantam a reflexão e apropriação do conceito trabalhado, confecção de jogos como material didático.

Organização dos módulos

Cada Módulo terá duração de duas semanas com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem de atividades, orientações para a atividades.

O curso é oferecido em 3 meses para que você possa ampliar seu conhecimento e compreender a utilidade do trabalho com o lúdico na matemática.

O Curso divide-se em duas partes: a TEÓRICA que será desenvolvida na plataforma com os materiais de estudo e a PRÁTICA que acontecerá no local de trabalho durante as aplicações das propostas direcionadas na plataforma. A soma dos dois momentos será a avaliação do curso.

EAD - Matemática ativa: Jogos como instrumentos de aprendizagem

Objetivos

Geral

Entender os benefícios dos jogos no desenvolvimento da criatividade, da iniciativa, da motivação, da concentração, da imaginação e da vontade em adquirir novos conhecimentos.

Específicos

  • Refletir sobre as práticas em sala de aula e a importância dos jogos durante toda a vida escolar propondo desafios lúdicos para o entendimento da Organização do Sistema Numérico.
  • Conhecer propostas sobre o uso dos números, trabalhando: contagem, organização, soma simples; relação número-quantidade; registros numéricos, valor posicional, medidas, quantidade e outras definições;
  • Abordar sobre organização do sistema numérico em base 10; valor posicional; somas simples; unidade, dezena e centena; estratégias de agrupamento e contagem; movimento concreto dos números e sua construção operacional;
  • Usar jogos para estimular realizações de operações simples (adição e subtração) por meio do cálculo mental;
  • Propor reflexões sobre formas geométricas, os conceitos de sólidos e formas aproximando conceitos próprios da matemática como comunicação e expressão social e cultural;
  • Refletir a partir do logaritmo conceitos matemáticos, trabalhando questões sociais do conceito operacional através do manuseio de materiais, jogos e outros material lúdicos.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Organização do Sistema Numérico.

20h

Matemática Jogos e Brincadeiras.

20h

Organização do Sistema Numérico: As Operações Matemática.

20h

Operações Matemática e Cálculo Mental

20h

Formas Geométricas: Comunicação e Expressão.

20h

Matemática e Jogos Matemático.

20h

TOTAL

120h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Pedagoga e Mestre em Educação Matemática (USP): Juliana Ribeiro Andrade

Tutor: Profª Esp. Malu Góis

Nome: EAD - Metodologias Ativas: a Arte do Criar

Área do conhecimento: Educação e Tecnologia

Duração: três meses/Carga horária total de 120 horas.

Periodicidade: 03/02 a 30/04/2020.

Valor do curso: R$ 200,00 ou 4 x de R$ 50,00 (1 mais 3).

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na experimentação e avaliação de metodologias ativas e recursos digitais.

Justificativa:

O objetivo deste modelo de ensino é orientar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais, que consigam reconhecer as teorias, o que aprendem como facilitador nas resoluções de problemas reais, uso prático das teorias. A proposta é que o estudante seja o centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento e o professor ocupe a função do mediador.

Apresentação do curso

Certamente você já sabe da importância da BNCC - Base Nacional Comum Curricular para a adequação dos currículos e de como esse documento define as competências, habilidades, bem com os conhecimentos que devem ser ensinados em todas as escolas do país. Mas, adequar seu planejamento e suas práticas nem sempre é simples. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso “EAD - Metodologias ativas: A arte do criar” para juntos cumprir essa missão.

O objetivo da Academus é auxiliar você a entender a organização do documento BNCC e, adequar o seu trabalho ao mínimo dos conteúdos que estão dispostos para a Educação Básica. Entender a concepção de Educação Integral baseada no desenvolvimento de habilidades e competências.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em SEIS MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Metodologias Ativas e como a aprendizagem acontece;
  • 2º Módulo: Sala de aula invertida: Práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa;
  • 3º Módulo: Ensino Híbrido e metodologias ativas;
  • 4º Módulo: Metodologias Ativas aliada as tecnologias;
  • 5º Módulo: Metodologias Ativas e autonomia;
  • 6º Módulo: BNCC e as Metodologias Ativas.

Organização dos módulos

Cada Módulo terá duração de duas semanas com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem de atividades, orientações para a atividades.

O curso é oferecido em 3 meses para que você possa ampliar seu conhecimento e compreender esse novo paradigma da sociedade digital globalizada, que entenda a importância das Metodologias Ativas em sua sala de aula.

O Curso divide-se em duas partes: a TEÓRICA que será desenvolvida na plataforma com os materiais de estudo e a PRÁTICA que acontecerá no local de trabalho durante as aplicações das propostas direcionadas na plataforma. A soma dos dois momentos será a avaliação do curso.

EAD - Metodologias ativas: A arte do criar

Objetivos

Geral

Entender as metodologias ativas e os benefícios dessas mudanças no ensino/aprendizagem e nas relações professor/aluno e nas mudanças nos modos de adquirir conhecimentos utilizando das tecnologias do universo digital.

Específicos

  • Entender as metodologias ativas e os benefícios dessas mudanças no ensino/aprendizagem e nas relações professor/aluno e nas mudanças nos modos de adquirir conhecimentos utilizando das tecnologias do universo digital.
  • Analisar o que é sala de aula invertida e as práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa;
  • Refletir o termo Ensino Híbrido nas metodologias ativas;
  • Analisar os benefícios das Metodologias Ativas aliada as tecnologias no universo digital;
  • Entender as Metodologias Ativas na formação da autonomia;
  • Analisar o texto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular pelo viés das Metodologias Ativas.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Metodologias Ativas e aprendizagem.

20h

Sala de aula invertida: Práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa.

20h

Ensino Híbrido e metodologias ativas.

20h

Metodologias Ativas aliada as tecnologias

20h

Metodologias Ativas e autonomia.

20h

BNCC e as Metodologias Ativas.

20h

TOTAL

120h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Tutor: Profª Esp. Malu Góis

Palestra gratuita

*APRESENTAÇÃO DA PALESTRA.:

A Palestra oportuniza a construir caminhos para a prática pedagógica que envolvam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Educar no mundo contemporâneo é desafiante, em suas múltiplas faces que compõem o ato educativo.

Metodologias ativas é uma discussão além da sala de aula, é a discussão de uma mudança de paradigma, pois envolve toda a organização social, as inovações tecnológicas. É o momento híbrido entre universo virtual e realidade que precisa ser considerado tanto na educação quanto para todos os cidadãos, é um novo modo de se comunicar, se relacionar, se expandir.

PÚBLICO-ALVO.:

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na experimentação e avaliação de metodologias ativas e recursos digitais.

Área do conhecimento.: Educação e Tecnologia

Data da palestra.: 07/02/2020
Horário.: A partir das 19h30
Entrada gratuita.

O encontro acontecerá no dia 07 de fevereiro de 2020, a partir das 19h30 na Faculdade Academus - FAAC - Unidade Guarulhos.
Para validação do ingresso, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência.

 

A abordagem pikleriana foi desenvolvida por Emmi Pikler (1902 - 1984) e tem como um dos princípios o reconhecimento do bebê e de crianças pequenas (de 0 a 3 anos) como atores sociais. Considera-se: o vínculo afetivo entre a professora/or; o desenvolvimento da autonomia; a construção do "eu" por meio do brincar livre e a observação e registro das ações e reações das crianças - pilares estruturantes desse trabalho. 
a "1ª Jornada Sobre os Estudos Piklerianos" permitirá o desenvolvimento de um novo olhar para a organização do trabalho pedagógico em espaços coletivos com os bebês e as crianças bem pequenas. 

PÚBLICO ALVO:
Psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas , professores e pais. 

INFORMAÇÕES DO CURSO:
Data do 1º encontro: 20/03/2020(Sexta-feira) Horário: Das 19h às 22h
Data do 2º encontro: 21/03/2020(Sábado) Horário: Das 08h às 17h

LOCAL:
AUDITÓRIO DA FACULDADE ACADEMUS - FAAC
AVENIDA BOM CLIMA, 106 - BOM CLIMA - GUARULHOS/SP

DESCRIÇÃO
Quer se aprofundar em Análise do Comportamento Aplicada - ABA? 

Então não perca a palestra de apresentação da nossa Especialização em Análise do Comportamento Aplicada conhecida pela sigla ABA, derivada do termo em Inglês "Applied Behavior Analysis". É uma área do conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios da ciência da Análise do Comportamento. Após anos de pesquisa sobre os princípios envolvidos na aprendizagem de novos comportamentos coloca a ABA em uma posição privilegiada para desenvolver estratégias eficazes até para os casos mais desafiadores. Se inscreva na Aula Magna e venha aprender um pouco mais sobre as estratégias de ensino que você poderá desenvolver junto às pessoas com autismo.  

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas , professores e pais. 

INFORMAÇÕES:
DATA: 15/02/2020
HORÁRIO: a partir das 09h
LOCAL: AUDITÓRIO DA FACULDADE ACADEMUS - FAAC
AVENIDA BOM CLIMA, 106 - BOM CLIMA - GUARULHOS/SP 


Para validação do ingresso, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência, caso contrário, o ticket será disponibilizado ao público presente.