Tipo do curso:

Modalidade do curso:

Tipo do curso livre:

Nome: Metodologias Ativas: autonomia do Criar

Área do conhecimento: Educação e Tecnologia

Duração: Três meses/Carga horária total de 420 horas.

Periodicidade: Imediato.

Metodologia de ensino: Presencial e EaD.

Público-alvo:

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na experimentação e avaliação de metodologias ativas e recursos digitais.

Justificativa:

Considerando as tecnologias digitais como realidade do século XXI e a necessidade da formação integral para conviver com a simbiose do universo virtual com mundo físico, tornou fundamental que os profissionais de Educação repensem suas práticas.

Portanto, ressignificar as metodologias é um importante caminho para o sucesso profissional, conhecer Metodologias mais Ativas, utilizar recursos interativos, dinamizar os conteúdos de modo que o processo do desenvolvimento cognitivo esteja centrado no aluno e que o professor tenha a função de orientador, quem auxilia no desenvolvimento das habilidades necessárias para que o aluno entenda os conteúdos.

Apresentação do curso

A Faculdade – Academus oferece o Curso de Metodologias Ativas: autonomia do Criar com o objetivo de contextualizar metodologias alinhadas as atividades práticas e a elaboração de Planejamentos adequados a BNCC.

O curso oportuniza o aprender a partir de vivências que englobam as Metodologias Ativas refletindo as concepções teóricas e as abordagens que valorizam o protagonismo do estudante.

Metodologias ativas é uma discussão além da sala de aula, é a discussão de mudança de paradigma, pois envolve toda a organização social, as inovações tecnológicas. É o momento híbrido entre universo virtual e realidade que precisa ser considerado tanto na educação quanto para todos os cidadãos, é um novo modo de se comunicar, se relacionar, se expandir. A simbiose das realidades virtual e física é discutida no curso com profundidade.

Para entender as tantas inovações no vocabulário do “momento” como: sala de aula invertida, ensino híbrido, recursos tecnológicos etc. A pós-graduação Metodologias Ativas: autonomia do Criar é a oportunidade de ressignificar suas práticas.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em SEIS MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Metodologias Ativas e Aprendizagem;
  • 2º Módulo: Sala de aula invertida: Práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa;
  • 3º Módulo: Ensino Híbrido e metodologias ativas;
  • 4º Módulo: Metodologias Ativas aliada as tecnologias;
  • 5º Módulo: Metodologias Ativas e autonomia;
  • 6º Módulo: BNCC e as Metodologias Ativas.

Organização dos módulos

Cada Módulo terá duração de um mês com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem de atividades e orientações para a atividades e fórum.

O Curso divide-se em duas partes: a TEÓRICA que será desenvolvida na plataforma com os materiais de estudo e a PRÁTICA que acontecerá no local de trabalho durante as aplicações das propostas direcionadas na plataforma. A soma das atividades serão as avaliações curso.

Objetivos

Geral

Entender as metodologias ativas e os benefícios dessas mudanças no ensino/aprendizagem e nas relações professor/aluno e nas mudanças nos modos de adquirir conhecimentos utilizando das tecnologias do universo digital.

Específicos

  • Entender o que são Metodologias Ativas e como auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem ativa.
  • Analisar os conceitos sobre o que é e como funciona a sala de aula invertida e as práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa;
  • Refletir o termo Ensino Híbrido nas metodologias ativas e como pode ser oferecido esse modelo de ensino;
  • Analisar os benefícios das Metodologias Ativas aliada as tecnologias no universo digital;
  • Entender as Metodologias Ativas na formação da autonomia;
  • Analisar o texto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular pelo viés das Metodologias Ativas.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Fundamentos e Pressupostos das Metodologias Ativas na aprendizagem

30h

Project Based Learning - Aprendizagem por meio de projetos e problemas

30h

Flipped classroom Sala de aula invertida

40h

Metodologias Ativas e Comunicação globalizada

30h

Blended – Ensino híbrido

40h

Evolução da educação (Presencial/Semipresencial/EaD)

30h

Metodologias Ativas aliadas as Tecnologias

40h

Professor Mediador x Aluno Protagonista

30h

Cibercultura e as abordagens Híbridas

40h

Metodologias Ativas e Autonomia

30h

Metodologias Ativas e estudos de casos

40h

BNCC e Metodologias Ativas

40h

TOTAL

420h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (ARTIGO)

São 2 disciplinas por módulo, totalizando:

  • 1º Módulo: Metodologias Ativas e Aprendizagem. (60h)
  • 2º Módulo: Sala de aula invertida: Práticas pedagógicas para a aprendizagem ativa; (70h)
  • 3º Módulo: Ensino Híbrido e metodologias ativas; (70h)
  • 4º Módulo: Metodologias Ativas aliada as tecnologias; (70)
  • 5º Módulo: Metodologias Ativas e autonomia; (70)
  • 6º Módulo: BNCC e as Metodologias Ativas. (80)

Cada Módulo com 1 mês de Duração

Total do curso em 6 meses, podendo ter mais um mês para conclusão do TCC

OBS: O TCC pode começar a ser elaborado desde o início do curso. Terá uma sala aberta na plataforma

Curso Elaborado pela Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Tutor: Profª Esp. Malu Góis