Tipo do curso:

Modalidade do curso:

Tipo do curso livre:

Nome: EAD - Matemática ativa: jogos como instrumento de aprendizagem

Área do conhecimento: Educação

Duração: três meses/Carga horária total de 120 horas.

Periodicidade: Imediato.

Valor do curso: R$ 200,00 ou 4 x de R$ 50,00 (1 mais 3).

Metodologia de ensino: 100% em EaD.

Público-alvo:

Professores dos anos iniciais e professores de matemática.

Justificativa:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) recomendam a utilização de jogos no ensino de matemática, porém, não orientam o professor em relação ao modo como pode ser encaminhado o trabalho pedagógico antes ou após o jogo, quais contribuições o jogo pode trazer para um ambiente escolar e quais habilidades pode desenvolver nos alunos.

Sendo então um grande desafio, o trabalho com a Matemática. O objetivo do curso está em auxiliar o professor a conhecer propostas de trabalho com jogos e brincadeiras nos anos iniciais, utilizando o jogo como disparador de situações problemas e auxiliando o aluno a vivenciar brincando a função social de conceitos matemáticos. Também tem como objetivo pensar a estrutura dos planejamentos e propor o uso de recursos lúdico na aula, reconhecendo o desenvolvimento de habilidades e competências que estão ligadas à Matemática, como raciocínio lógico e o enfrentamento de situações-problema.

Apresentação do curso

Entendendo que a matemática está presente no cotidiano de todas as pessoas de maneira direta ou indireta, mesmo que não haja consciência sobre isso, o conhecimento matemático é a base para o raciocínio lógico, para a organização cotidiana, para a convivência e a construção da sociedade.

Apesar da importância do conhecimento Matemático não é tão simples a construção consciente desse conhecimento, não é tão simples o desenvolvimento de habilidades em sala de aula de modo ao aluno deve aplicar o saber matemático. Considerando a importância e a complexidade em trabalhar conceitos matemáticos com crianças nos anos iniciais, a FAAC – Academus oferece o Curso de extensão Matemática Ativa: Jogos como Instrumento de Aprendizagem com o objetivo de contextualizar a conceitos aliando atividades lúdicas com a aprendizagem, despertando o interesse pelo tema.

O curso foi pensado com base nas teorias que apontam que aprender matemática é reconhecer os conceitos em materiais concretos. As pesquisas foram realizadas nas salas de aula pela mestranda professora Juliana Ribeiro Andrade, e pela idealizadora desse curso a Pedagoga Maria Luzia de Góis Silva.

O curso tem como objetivo unir teoria e prática, sendo a teoria o subsídio da prática que possibilita uma didática muito mais dinâmica. Pensando nas Metodologias ativas que coloca o aluno como centro da aprendizagem e o professor como orientador. O curso foi estruturado para que a Matemática seja entendida e aplicada por meio de jogos e brincadeiras, contextualizando sempre a teoria à prática, do conhecimento ao uso social.

Estrutura do curso

O curso se estrutura em SEIS MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Organização do Sistema Numérico, como se organiza e qual a utilidade do Sistema numérico no cotidiano;
  • 2º Módulo: Matemática, Jogos e Brincadeiras como por meio desses recursos pode desenvolver habilidades para que os alunos entendam conceitos matemáticos;
  • 3º Módulo: Organização do Sistema Numérico: as Operações Matemática, atividades lúdicas que trabalha operações os conceitos operacionais de modo dinâmico;
  • 4º Módulo: Operações Matemática e Cálculo Mental, trabalhando com jogos que possibilitam questões disparadoras para que o educando compreenda além dos logaritmos;
  • 5º Módulo: Formas Geométricas: Comunicação e Expressão, aproximando os conceitos próprio da matemática ao cotidiano da criança. Formas Geométricas é Comunicação e Expressão cultural;
  • 6º Módulo: Matemática e jogos, trabalhar as questões sociais do conceito da operação; propor o manuseio de materiais que garantam a reflexão e apropriação do conceito trabalhado, confecção de jogos como material didático.

Organização dos módulos

Cada Módulo terá duração de duas semanas com subsídios teóricos, indicações de leituras e aprofundamentos sobre o tema, postagem de atividades, orientações para a atividades.

O curso é oferecido em 3 meses para que você possa ampliar seu conhecimento e compreender a utilidade do trabalho com o lúdico na matemática.

O Curso divide-se em duas partes: a TEÓRICA que será desenvolvida na plataforma com os materiais de estudo e a PRÁTICA que acontecerá no local de trabalho durante as aplicações das propostas direcionadas na plataforma. A soma dos dois momentos será a avaliação do curso.

EAD - Matemática ativa: Jogos como instrumentos de aprendizagem

Objetivos

Geral

Entender os benefícios dos jogos no desenvolvimento da criatividade, da iniciativa, da motivação, da concentração, da imaginação e da vontade em adquirir novos conhecimentos.

Específicos

  • Refletir sobre as práticas em sala de aula e a importância dos jogos durante toda a vida escolar propondo desafios lúdicos para o entendimento da Organização do Sistema Numérico.
  • Conhecer propostas sobre o uso dos números, trabalhando: contagem, organização, soma simples; relação número-quantidade; registros numéricos, valor posicional, medidas, quantidade e outras definições;
  • Abordar sobre organização do sistema numérico em base 10; valor posicional; somas simples; unidade, dezena e centena; estratégias de agrupamento e contagem; movimento concreto dos números e sua construção operacional;
  • Usar jogos para estimular realizações de operações simples (adição e subtração) por meio do cálculo mental;
  • Propor reflexões sobre formas geométricas, os conceitos de sólidos e formas aproximando conceitos próprios da matemática como comunicação e expressão social e cultural;
  • Refletir a partir do logaritmo conceitos matemáticos, trabalhando questões sociais do conceito operacional através do manuseio de materiais, jogos e outros material lúdicos.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Organização do Sistema Numérico.

20h

Matemática Jogos e Brincadeiras.

20h

Organização do Sistema Numérico: As Operações Matemática.

20h

Operações Matemática e Cálculo Mental

20h

Formas Geométricas: Comunicação e Expressão.

20h

Matemática e Jogos Matemático.

20h

TOTAL

120h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis)

Pedagoga e Mestre em Educação Matemática (USP): Juliana Ribeiro Andrade

Tutor: Profª Esp. Malu Góis