Tipo do curso:

Modalidade do curso:

Tipo do curso livre:

Nome: EAD - Higiene e saúde começa na Infância

Área do conhecimento: Educação

Duração: Dois meses/Carga horária total de 80 horas.

Metodologia de ensino: Presencial, EaD e Híbrido

Público-alvo:

Profissionais de Educação: Professor, Professor Coordenador, Gestor, Profissionais que trabalham com crianças.

Justificativa:

Educar visando hábitos saudáveis e higiene corporal é ponto fundamental nas escolas. Os profissionais precisam aplicar metodologias ativas em sala de aula, possibilitando aos estudantes práticas participativas sobre a importância da higiene nos cuidados da saúde do corpo e da mente.

O trabalho com o grupo carece de práticas concretas, para que seja possível, além de entender a importância da higiene corporal (física e mental), alimentar e do ambiente para a saúde, também precisam conhecer a maneira adequada para realizar tais higienizações.

A presença do educador com metodologias ativas, que possibilita o aprendizado tornando imprescindível e fundamental, simplificando a apropriação do conhecimento científico de modo a respeitar o próprio corpo, valorizando hábitos saudáveis. Esses hábitos que contribuem com a sociedade e com a saúde pública, só serão possíveis se abordados desde a infância.

O objetivo principal do curso, é apresentar além do conhecimento teórico sobre higiene e saúde, o desenvolvimento da criança, propondo práticas que possam ser trabalhadas em sala de aula e que colaborem no desenvolvimento do ensino/aprendizagem.

Apresentação do curso

Certamente você já sabe da importância em trabalhar com a temática higiene e saúde na escola. Para auxiliar nesse desafio a FAAC – Academus preparou esse curso – “Higiene saúde começam na Infância” para que juntos possamos compreender a importância do assunto, estendendo-o na prática para as salas de aula.

O objetivo da Academus é auxiliar os profissionais da Educação, objetivando a prática da temática em sala de aula, cujo tema é “Higiene e Saúde” para que esses hábitos comecem na infância. O trabalho pode ter bases em conhecimentos científicos, além de auxiliar na alfabetização dos anos iniciais.

Entender o tema e planejar como pode ser desenvolvido em sala de aula, adequando as exigências da Base Nacional Comum Curricular é o caminho para melhorar a qualidade do Ensino Integral.

Estrutura do curso

O curso está organizado em um total de 80h, essas horas estão divididas em 8 semanas.

Em cada semana, é apresentado subsídios teóricos para auxiliar o cursista no preparo de planos de aulas e o planejamento da aula que será aplicado ao longo da semana e concluído com a apresentação ou postagem do trabalho.

Finalizando as 08 (oito) semanas, a avaliação final do curso será com a apresentação conclusiva de todas as aplicações dos planos de aulas e como as teorias contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos práticos.

O curso, está dividido em duas partes: teórica e prática.

O curso se estrutura em CINCO MÓDULOS, com objetivos de:

  • 1º Módulo: Entender a complexidade da Higiene e Saúde nos aspectos objetivos e subjetivos (saúde física e mental);
  • 2º Módulo: Compreender a função da Higiene e saúde no desenvolvimento orgânico da criança. Conhecer práticas de trabalho sobre o tema higiene e saúde que auxiliem no desenvolvimento cognitivo desde a infância;
  • 3º Módulo: Desenvolver planos de aulas com o tema higiene e saúde, para trabalhos em sala de aula de modo adequado a BNCC;
  • 4º Módulo: Refletir o que é higiene e saúde na Educação Infantil e como trabalhar com esse público. Retratar a importância dos registros e acompanhamento para essa Modalidade de Ensino.
  • 5º Módulo: Analisar a Educação Fundamental, as necessidades e comportamentos dos alunos nessa Modalidade de Ensino e as metodologias que podem ser aplicadas em sala de aula. Entender a importância da avaliação e dos registros em sala de aula para o processo ensino aprendizagem;

Geral

Apresentar conhecimentos teórico e científicos sobre higiene e saúde no desenvolvimento da criança e práticas de aprendizagem a ser trabalhadas em sala de aula.

Específicos

  • Entender a complexidade da Higiene e Saúde nos aspectos objetivos e subjetivos (saúde física e mental);
  • Compreender a função da Higiene e saúde no desenvolvimento orgânico da criança;
  • Conhecer práticas de trabalho sobre o tema higiene e saúde que auxiliam no desenvolvimento cognitivo desde a infância;
  • Desenvolver planos de aulas com o tema higiene e saúde, para trabalhos em sala de aula de modo adequado a BNCC;
  • Refletir o que é higiene e saúde na Educação Infantil e como trabalhar com esse público;
  • Analisar a Educação Fundamental, as necessidades e comportamentos dessa modalidade de Ensino e as metodologias que podem ser aplicadas em sala;
  • Entender a importância da avaliação e dos registros em sala de aula para o processo ensino/aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR

C/H

Higiene e saúde na infância

10h

Higiene, saúde e desenvolvimento orgânico e cognitivo

20h

Desenvolvendo hábitos saudáveis: Planejando aula

10h

Educação e saúde na Educação Infantil

15h

Higiene e saúde no Ensino Fundamental

15h

Avaliação do Curso: Apresentando resultados

10h

TOTAL

80h

Pedagoga: Maria Luzia de Góis Silva (Malu Góis) - Especialista em Educação Ambiental

Biólogo: Eliandro Gonçalves Ferreira - Especialista em microbiologia