Regulamento da Brinquedoteca

Princípios e Diretrizes

Art. 1º. A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da IES disponibilizará seu espaço à comunidade local, atendendo crianças da rede municipal da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, filhos de funcionários e dos discentes proporcionando momentos lúdicos onde a criança é estimulada a (re)construir seus conceitos e seu mundo.

Objetivos

Art. 2º. A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da IES tem como objetivos:

  • A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da IES tem como meta propiciar um espaço onde professores e alunos do Curso de Pedagogia possam realizar práticas interdisciplinares e dedicar-se à exploração do brinquedo tendo como foco o desenvolvimento infantil.
  • A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da IES pretende também, possibilitar as crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental momentos de brincadeira, realizando atividades lúdicas, desenvolvendo a expressão artística, transformando e descobrindo novos significados lúdicos, propiciando a interação e a troca entre adultos e crianças.
  • Contribuir para a conceituação de jogo, brinquedo e brincadeira e sua importância na educação;
  • Formar profissionais que valorizem o lúdico;
  • Desenvolver pesquisas que apontem a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para a educação;
  • Oferecer informações, organizar cursos e divulgar experiências;
  • Estimular ações lúdicas entre os docentes e os alunos do curso no que tange à construção do conhecimento em matemática, alfabetização, metodologias do ensino, arte e literatura entre outras.

Do funcionamento

Art. 3º. A brinquedoteca é um núcleo de apoio pedagógico do Curso de Pedagogia, onde os alunos podem discutir analisar e investigar o valor do brinquedo e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Para isso, contam com recursos de ensino e espaço físico que podem ser emprestados a docentes e discentes do curso para concretizarem suas práticas pedagógicas nas diversas disciplinas da educação infantil.

Do horário de atendimento

Art. 4º. O horário de atendimento da brinquedoteca está previsto de segunda a sexta-feira das 14 às 17 horas. As visitas devem ser agendadas com a brinquedista respeitando o horário estabelecido.

Dos recursos humanos

Art. 5º. A Brinquedoteca conta com o apoio docente e discente para o acompanhamento das atividades que serão desenvolvidas, sendo:

  • Um docente do Curso de Pedagogia que é responsável pela coordenação do espaço;
  • Um Monitor discente do curso de Pedagogia que realiza o papel de brinquedista do espaço.

Das responsabilidades do docente responsável pela Brinquedoteca e do brinquedista

Art. 6º. O docente responsável bem como o brinquedista devem em um trabalho conjunto:

  • Zelar pelo espaço, pelos materiais, pelos jogos e brinquedos;
  • Cuidar do ambiente de forma criativa e construtiva;
  • Organizar e classificar os jogos e brinquedos;
  • Organizar os arquivos e registros da Brinquedoteca;
  • Catalogar os materiais existentes na Brinquedoteca;
  • Zelar pela limpeza e assepsia dos jogos e brinquedos;
  • Incentivar sempre o brincar e a construção do conhecimento;
  • Realizar planejamento das atividades semestrais (geral) e semanais (específicos);
  • Documentar por meio de relatórios as atividades desenvolvidas no espaço;
  • Estabelecer regras e normas de funcionamento do espaço.

Das regras da Brinquedoteca

Art. 7º. Para o bom andamento das atividades na brinquedoteca é necessário o cumprimento de algumas regras, a saber:

  1. I. Manter as estantes dos jogos e brinquedos organizadas;
  2. II. Conservar os jogos e brinquedos;
  3. III. Jogar lixo no lixo de acordo com a coleta seletiva;
  4. IV. Resolver os problemas do cotidiano com ética e empatia.

Das regras da Brinquedoteca

Art. 7º. Para o bom andamento das atividades na brinquedoteca é necessário o cumprimento de algumas regras, a saber:

  1. I. Manter as estantes dos jogos e brinquedos organizadas;
  2. II. Conservar os jogos e brinquedos;
  3. III. Jogar lixo no lixo de acordo com a coleta seletiva;
  4. IV. Resolver os problemas do cotidiano com ética e empatia.

Disposições gerais e transitórias

Art. 8º. Os casos omissos neste Regulamento devem ser resolvidos pelo Responsável pela brinquedoteca juntamente com o Coordenador de Curso de Pedagogia, ouvido o Colegiado do Curso, e as demais partes envolvidas em concordância com o que dispõe o Regimento Interno da IES.